quarta-feira, 30 de julho de 2014

A lei da Liberdade.

“Aquele que considera, atentamente, a lei perfeita, lei da liberdade e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas, operoso praticante, esse será bem aventurado no que realizar”. Tiago 1:25.

A pessoa vai levando a vida, estuda, trabalha, casa, gera filhos, passeia, viaja, faz compras, vai à Igreja, entrega fielmente os dízimos e ofertas, seus impostos e contas estão absolutamente em dia, não gasta mais do que ganha, tem estabilidade financeira, a vida quase nunca lhe prega peças, enfim, faz suas orações e cumpre seus momentos devocionais; quando a coisa aperta faz uma campanha, faz retiros, sobe ao Monte, faz vigílias e jejuns...Mas, a rotina é inexorável e os dias passam como sombras... O que há de errado nisto? Nada de errado! Mas, o que faz a diferença é o enfoque que damos aos nossos dias! Qual é a nossa prioridade? Trabalhar, viver, gerar filhos, ter uma vida estável e digna, num contexto, absolutamente controlado e vigiado. Mas, aí é que está a questão! A ilusão de ter tudo sob controle, bem administrado nos mínimos detalhes tem suas exigências! Essas criam muitas pressões, que, na maioria das vezes, nos levam à escravidão. Nós nos tornamos escravos, do trabalho, dos filhos, dos compromissos, do dinheiro, do padrão que escolhemos, do ministério que abraçamos, dos compromissos que criteriosamente agendamos e, assim por diante! E acabamos por nos tornar escravos da nossa carne! E a carne começa a guerrear contra os voos do Espírito! E daí, a frustração entra como um ladrão, sorrateiramente, e vai roubando o que temos de mais precioso! Sabemos que existe uma outra lei que suplanta a lei linear, na qual todas as coisas tem que correr bem, sem nenhum percalço ou solavanco, tudo dentro dos padrões da normalidade equilibrada. Esta outra lei chama-se “lei da liberdade no Espírito”! “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permaneceis firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão” Gál. 5:1.
Sou livre para amar, para desmarcar meus compromissos e tirar um dia só para mim! Sou livre para passar algumas horas contemplando o infinito com seus mistérios, sou livre para abraçar alguém que não vejo há muito tempo, sou livre para alçar vôos imaginários, contemplando o invisível! Sou livre para adorar em espírito e em verdade, longe dos templos, dos ritos, dos esquemas e da rigidez da liturgia.
Porque não faço isto sempre? Porque em minha mente batalham conceitos e velhos paradigmas que não consigo quebrar? Eu me obrigo a fazer as coisas certas para ganhar as bênçãos que eu desejo. Eu me obrigo a cumprir todos os princípios estabelecidos, porque, senão, eu vou bater a cabeça. Eu me obrigo a cumprir rigorosamente a lei e os mandamentos, senão dou com o nariz na porta.... Eu me obrigo a ficar de joelhos, suando a camisa, pelo menos 2 horas por dia, senão não vou alcançar as promessas... e, assim por diante!
Sob a “lei da liberdade” eu fico livre para viver o mistério da confiança em Deus! Ele é Soberano e a cada
dia tem me atraído mais, com Suas surpresas, que gosta de preparar, quando nem mesmo posso supor ou desejar. Nessa “lei da Liberdade” nos rendemos ao imprevisível e ao desconhecido! Deus é um Pai que gosta de andar com Sus filhos em novidade do Espírito! Mas, Ele só pode fazer das Suas surpresas, quando estamos de mãos dadas com ele e nos deixamos conduzir para o desconhecido, sem questionar! Que experiências tremendas tenho tido, e como fico perplexa, desde que decidi, romper com a minha vida quadrada e medíocre!
Eu desisti da ilusão de controlar todas as coisas e também os meu liderados. Eles pertencem ao Senhor. Deixei de ser exigente demais comigo e com os outros também. Resolvi dar liberdade de ação aos mais jovens e inexperientes. Estão livres do meu controle. Sinto-me mais leve e bem disposta! Estou mais animada e sinto a expectativa de que alguma coisa muito boa e fora dos padrões vai me acontecer, a qualquer momento.
Nada mais para mim é tão urgente, a ponto de me fazer correr a corrida dos desesperados. Sinto–me serena e cheia de esperança. Dou-me ao luxo de sonhar com dias melhores e com surpresas, que, unicamente, Deus pode me preparar! 
Onde está minha carne com suas tiranas exigências? Já não penso mais nela. Vivo a vida de Deus em mim! Ele é minha única razão de existir! E dEle eu quero tudo! Espero com paciência no Senhor!  Os olhos do meu coração contemplam o verde das matas, o colorido das flores das árvores, os pastos verdejantes e eu, caminhando no meio de ovelhas tranqüilas, bem nutridas e sossegadas...
Vivo meus dias de sonhos, que, certamente, Deus poderá torná-los numa doce realidade! Por que não?
Pense nisso!
Com amor, 
Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário