terça-feira, 22 de julho de 2014

O bom senso é uma dádiva.

“O bom siso te guardará e a inteligência te conservará para te livrar do caminho mau e do homem que diz coisas perversas”. Prov.2:11,12.
É impressionante como quase não se encontra nos dias de hoje pessoas dotadas de bom senso. No dicionário senso significa qualidade do prudente, do sensato. A sensatez é um grande dádiva e é a virtude daquele que pensa com cautela e precavidamente. O sensato tem juízo (siso), tem equilíbrio em tudo que faz, é regrado e comedido em todas as situações, a saber: no falar, no agir, no gastar dinheiro, no comprar, no comer, no beber, enfim, em tudo que diz respeito à sua vida.
A Bíblia é tão perfeita que o provérbio resumiu, magistralmente, a questão declarando: o bom siso te guardará! Que maravilha saber que os sensatos são guardados do mal, da vergonha, do escândalo, da perplexidade, da incoerência, da rejeição e de todas as dolorosas consequências. 
Vemos, diariamente, acontecimentos graves que poderiam ter sido evitados se as pessoas envolvidas tivessem usado o bom senso, sendo sensatas e prudentes. Parece-nos que, hoje em dia, o bom senso desapareceu de todas as áreas desse mundo. Quanta insensatez nos julgamentos, na política, nos governos, nos relacionamentos e no seio das famílias. A sociedade violenta é a consequência da insensatez que tem imperado em todos os setores da sociedade. 
Como adquirir cada vez mais o bom senso que a Palavra indica? Já no capítulo primeiro de Provérbios podemos ler: “Provérbios de Salomão, filho de Davi e rei de Israel para aprender a sabedoria e o ensino, para entender as palavras de inteligência, para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples a prudência e aos jovens conhecimento e bom senso(siso). Ouça o sábio e cresça em prudência...” Prov.1:1-4. E, ainda: “Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso, porque serão vida para a tua alma e adorno ao teu pescoço. Então, andarás seguro em teus caminhos e não tropeçará o teu pé.” Prov.3:21-23. Podemos tirar alguns princípios desses Provérbios que muito irão nos esclarecer e amadurecer. Vejamos:
1.Podemos aprender a ter bom senso, entendendo as palavras da inteligência e da sabedoria, assim como aprendemos a ser mansos e humildes. A criança, de modo geral, é imprudente, voluntariosa, insensata e voltada para o mal e o erro. Ela precisa ser ensinada e corrigida. As emoções da criança são desequilibradas e não guardam os limites. Ela é insensata e suas emoções são infantis e precisam crescer como o físico cresce. Um adulto infantil nas emoções é uma lástima tanto para si próprio, como para todos que o cercam. Acaba perdendo o respeito de todos e, automaticamente, será rejeitado, sendo motivo de chacotas e desrespeito. O “adulto-criança” dá trabalho e acaba se tornando indesejável e o seu fim é a solidão. Todo ser humano precisa crescer nas emoções, amadurecer e tornar-se moderado em tudo. A Bíblia fala no “espírito de moderação” ou “temperança”. 1:7. Em 2 Tim. 1:7 lemos: “Porque Deus não tem nos dado espírito de covardia, mas, de poder, de amor e MODERAÇÃO.” Em Fil.4:5 podemos ler: “Seja a vossa MODERAÇÃO conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor”. E, também Rm.12:3 declara: “Porque pela Graça que me foi dada, digo a cada um de vós que não pense de si mesmo além do que convém, antes pense com MODERAÇÃO, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um”.
2.Devemos crescer na prudência, na sabedoria e no bom senso. O conhecimento da Palavra nos faz enxergar a beleza do verdadeiro procedimento e nos leva à maturidade espiritual. O espírito de moderação também chamado de domínio próprio é fruto do Espírito Santo. Leia Gálatas 5:22. E, pessoas que não são, naturalmente, dotadas de bom senso podem aprender com o Espírito Santo o verdadeiro proceder, segundo Deus.
3.Devemos vigiar e buscar a sabedoria com empenho. Há pessoas muito inteligentes, preparadas culturalmente e até conhecedoras da Palavra de Deus mas, são totalmente desprovidas de bom senso. Quando Salomão disse: “Filho meu: não se apartem essas coisas dos teus olhos” isso significa: vigie, presta atenção, fique ligado e pratique!! 
Os 3 passos indispensáveis para alcançarmos o bom senso é aprender, crescer e vigiar!!! Nunca se esqueça disso!!!
Saiba, meu querido irmão, que TODOS NÓS, precisamos aprender mais e mais, crescer muito mais ainda e vigiar de dia e de noite. Ninguém foge a essa regra!!! Daí, sim, poderemos gozar das fiéis promessas feitas por nosso bondoso Deus e Pai! Pense nisso! 
Que a Graça de Deus o capacite para alcançar o topo da sabedoria, da prudência e do bom senso por todos os dias de sua vida! 
Com amor,
Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário