terça-feira, 22 de julho de 2014

Bálsamo de Gileade

No livro de Cantares há três versículos que falam sobre aroma: o das vides em flor, o aroma dos bálsamos e dos ventos que sopram nos jardins. 
“A figueira começou a dar os seus frutos e as vides exalam o seu aroma...” Cant. 2: 13.
Quanto melhor é o teu amor do que o vinho, e o aroma de teus bálsamos, do que toda sorte de especiarias!” Cant.4:10.
“Levanta-te, vento norte e vem tu, vento sul; assopra no meu jardim para que se derramem os seus aromas...”. Cant.4: 16.
Podemos ver que no primeiro verso o aroma está intimamente ligado aos frutos, no segundo versículo está ligado ao amor e no terceiro, aos ventos. O que isto significa? O Ap. Paulo declara em 2Co. 2: 14 e 15, que “Cristo nos conduz sempre em triunfo e manifesta, através de nós, o perfume do Seu conhecimento. Porque somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos, como nos que se perdem. Para estes, cheiro de morte e para aqueles, aroma de vida, para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas?” 
“Pelos frutos conhecereis”, disse Jesus. O cristão fiel dá frutos que saltam para a vida eterna. Ele está ligado à Videira Verdadeira. A “seiva” provém de Jesus, por isso nutre os ramos, para que eles produzam um bom fruto. No Evangelho de João, capítulo 15, isso está muito bem explicado. 
O que dizer do bálsamo? Jesus é bálsamo para os feridos, os machucados, os excluídos e para todo aquele que precisa de alívio. Bálsamo está ligado ao amor, ao refrigério, ao descanso, à paz, bonança e frescor. Só Jesus pode nos dar tudo isso, por isso, diz-se que Ele é o “bálsamo de Gileade!”
Na manhã da ressurreição, as mulheres prepararam bálsamos perfumados para embalsamar o corpo morto de Jesus. Mas, o amor de Jesus foi mais forte do que a morte e triunfou, espalhando o bom perfume do Seu conhecimento, o perfume da vida indissolúvel, que está nEle, e que nos dá a garantia da vida eterna!
E os ventos? Jesus disse que “o vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabe donde vem, nem para onde vai; assim é todo que é nascido do Espírito”. João3: 8.
O vento do Espírito precisa soprar sobre a nossa vida para que possamos espalhar o bom aroma de Cristo, porque em nós não habita bem algum. O fruto de nossa obra se manifesta em aroma de vida, quando o poder do Espírito opera em nós. Se fizermos a obra da carne, o cheiro que vai exalar será de morte. Mas, se fizermos a obra do Espírito, o cheiro será de vida para vida.
Certa vez, no litoral eu vivi uma experiência muito interessante. O vento fresco e agradável do mar soprava no meu jardim, mas, um vento quente, prenúncio de tempestade vinha do norte e lutava para dominar sobre o vento do mar. Aquilo durou um bom tempo e eu fiquei sentindo na minha pele aquela “guerra”. Diz a Palavra que o vento norte é figura do mal. Quem iria prevalecer? Mas, em dado momento, cessou o vento norte e a brisa suave e fresca inundou o ambiente. Que alívio!!! Pensei: o bem sempre vence o mal!!!
Assim é a vida! Temos momentos de guerra e momentos de paz. Vivemos experiências dolorosas que são difíceis de suportar. Mas, também temos momentos de refrigério e alegria. Tudo passa! Tudo tem um começo, meio e fim!!! Bom é compreender os ditames da vida e melhor ainda é conhecer a Palavra de Deus que tem respostas para todas as coisas. Bom é poder espalhar o aroma suave das ofertas pacíficas do
nosso amor a Deus e à Sua Palavra e do conhecimento de Cristo em nós; não mais oferecendo bolos de farinha, azeite e incenso, mas podendo apresentar os nossos corpos por sacrifício vivo e santo, agradável a Deus, num Culto racional.
E você? Que aromas tem espalhado em sua vida? Por onde você passar deixará um perfume no ar! E é justamente esse perfume que fará a diferença. Que todas as suas ações e gestos venham acompanhados do aroma do bálsamo do amor de Cristo Jesus.
E que o vento do Espírito Santo sopre sobre a sua mente, revelando ao seu coração muito mais do que eu coloquei neste papel. E, que os seus frutos sejam sazonados e perfumados, como a florada dos frutos magníficos que foram criados por Deus. 

Que o Senhor o abençoe ricamente!

Com todo amor da

Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário