terça-feira, 22 de julho de 2014

O naufrágio

“Dando, porém, num lugar onde duas correntes se encontravam, encalharam ali o navio; 
a proa encravou-se e ficou imóvel, mas, a popa se abria pela violência do mar”. Atos 27:41. 

Era meia noite do 14º. dia! A fúria do mar Adriático açoitava o navio violentamente, de um lado para o outro.A tripulação, Paulo e os outros presos estavam no meio dessa tormenta, sendo enviados para a Itália.Foram dias de muita tensão, pavor e assombro, frio, fome e desalento. Eles enfrentaram um tufão de vento, chamado Euroaquilão, que arrastou a nau com violência, não se tendo outra saída senão cessar as manobras e deixar o navio à deriva. A intempérie era terrível, não se enxergava nada e a nau estava completamente encoberta por névoa espessa. Não adiantava Paulo falar do perigo que estavam enfrentando, porque o centurião dava mais crédito ao piloto e ao mestre do que a Paulo.Importante lembrar que, naquele tempo, os marinheiros se guiavam pelas estrelas e não havia possibilidade alguma de se ter qualquer visão e comunicação, de maneira que se dissipou toda esperança de salvamento. 
No entanto, naquela mesma noite, o Senhor e soberano Deus enviou um anjo do céu, que lhe disse: “Paulo, não temas! É preciso que compareças perante César, e eis que Deus, por sua Graça, te deu todos quantos navegam contigo”.Que alegria e alívio deve ter sentido o Apóstolo do Senhor! E, imediatamente, com as esperanças reavivadas,Paulo dirige-se ao demais, contando da intervenção do anjo e das palavras proferidas para todos.“Portanto, senhores, tende bom ânimo, porque eu confio em Deus, que sucederá do modo como me foi dito.” At.27:24-26. 
Ainda que, humanamente, a comunicação fosse impossível, no entanto, não foi impossível para o Senhor Deus! 
Então, Paulo, exortou a todos que deveriam comer, pois estava já há 14 dias em jejum e era necessário que recobrassem ânimo, pois iriam precisar de força e vigor. Tendo dito isso, tomou um pão, deu graças a Deus, na presença de todos e começou a comer e todos os demais fizeram o mesmo. Ao amanhecer, avistaram uma praia e todos se lançaram ao mar, alguns nadando, outros apoiando-se em tábuas ou nos destroços do próprio navio. Assim, todos se salvaram, conforme profetizou Paulo, porém, o navio ficou destroçado! 
Com toda tecnologia que conhecemos nos dias de hoje, nem dá para imaginar aquela travessia perigosa,provavelmente, nos anos 80 da era cristã... Entrava-se num navio, sem saber se de fato se chegaria ao porto! Quanta coragem daqueles primitivos navegadores, que enfrentavam o desconhecido na imensidão do mar, sem poder prever absolutamente nada! 
Nós podemos tirar princípios fantásticos dessa epopeia que viveu o Apóstolo Paulo, nos seus dias de peregrinação. Vejamos: 

1. Deus tem o controle de todas as coisas em Suas mãos. Nada Lhe escapa aos olhos. Ele tem Seus métodos, tem a Sua hora e, cabe a nós, apenas crer, confiar e esperar com fé. 

2. Quando estivermos passando por tempestades em nossa vida e mesmo quando nossos sonhos naufragam e toda nossa esperança se dissipa, devemos ficar quietos, somente em oração, entregando, confiando e descansando nos paternos cuidados de nosso Deus. 

3. Não adianta querer “ajudar” a Deus, nos nossos momentos de sofrimentos, lançando mão de estratégias humanas, passíveis de erros e confusões. Deus é soberano e dispõe os nossos dias como quer, sempre visando o nosso bem. 

4. Ainda que tudo nos seja completamente desfavorável, há um Deus que vê e que entra com providência, no momento certo, para nos livrar de todas as aflições. Não adianta reclamar, agitar-se e ficar desgastado, porque no momento certo, Ele dará o BASTA! 

5. Os propósitos de Deus são soberanos e ninguém impede o que Deus quer realizar em nós e através de nós. Nós vivemos por fé e não por vista. Certamente isso nos será imputado por justiça! 

Assim foi com Paulo e será comigo e com você! O nosso Deus é o mesmo ontem, hoje e sempre! Você anda atribulado? Seus sonhos têm naufragado? Suas esperanças têm se dissipado? Você não está vendo saída? Você tem sido sacudido de um lado para o outro, sem noção do que pode estar acontecendo? Você está desanimado e deprimido? Pois espere em Deus!!! Você ainda vai louvar e adorar o Senhor! Aquiete-se e saiba que o Senhor é Deus! 
O que fez Paulo no meio daquela procela? Aquietou-se e apenas orou!Por sua causa todos se salvaram e coisas ainda tremendas aconteceram nos dias subsequentes. Leia o capítulo 28 inteiro e veja quanto o Senhor agiu, e quão grandes coisas foram realizadas, por intermédio da vida de Paulo. 
“Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira. São muitas, Senhor Deus meu, as maravilhas que tens operado e também os teus desígnios para conosco”. Salmo 40:4. 
Meu irmão, pense nisso! Como você está reagindo diante dos problemas que estão fazendo você se afogar? Pare, ore, espere e proclame o poder e a Graça do Senhor Jesus, por todos os dias de sua vida.Ele certamente o ouvira!!! 

Com amor, 

Pra. Aline Castejon Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário