terça-feira, 9 de setembro de 2014

Monte de ruínas.

“Passando dali para o monte ao oriente de Betel,
armou sua tenda; ficando Betel ao ocidente e Ai ao oriente; ali edificou um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor.” Gen.12:8
A caminhada de Abraão é uma figura da nossa caminhada. Também nós, um dia, saímos de nossa casa e de nossa parentela, a caminho da terra prometida: a Jerusalém celestial. Também nós temos o dever de ser uma bênção para todos que se aproximarem de nós. Abraão, um dia teve que decidir: ou Betel ou Ai. Felizmente, ele optou por Betel, que significa “casa de Deus”. Bete = casa e El =Deus. Ai, por sua vez significa um “montão de ruínas”.
Duas cidades estavam defronte a Abraão: Betel, que no passado se chamava Luza, ou Luz ficava ao Ocidente e Ai, ao Oriente. Abraão morou nos campos de Betel. Jacó também optou por Betel e ali estabeleceu sua morada, após deixar seu sogro Labão, em obediência à voz de Deus. Obedecer à voz do Senhor teu Deus e habitar na Casa de Deus, Betel, ou optar pelo mundo, que é “Ai”?
Há muitas pessoas que estão secularizando a Igreja do Senhor, buscando seus próprios interesses, fazendo o que quer, como acontece no mundo! No mundo ninguém busca a direção de Deus! Eles fazem o que lhes apraz e deleitam-se com os desejos de seu próprio coração! Estas escolhem  “Ai”...! A Igreja do Senhor é um conjunto de pedras, edificadas com harmonia e interligadas uma à outra! Em 1 Pe. 2: 5, lê-se: “...também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo”.
Neste texto o Apóstolo declara e enfatiza 4 coisas importantíssimas: 
Nós somos pedras vivas.
Deus edificou com as pedras, uma “casa espiritual.”
O objetivo de Deus é estabelecer um “reino sacerdotal”.
Deus determinou que esse “reino sacerdotal” ofereça “sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, através de Jesus Cristo”.
Se nosso dever é oferecer “sacrifícios”, é bom saber que nossa carne será muitas vezes contrariada! Nem sempre faremos aquilo que nos dará prazer e gosto! Porém, se estivermos conscientizados de nosso honroso papel de Sacerdotes do Deus Altíssimo, tudo faremos com alegria, sem queixas, nada nos será pesado e entendendo bem isto, a nossa carne aquietar-se-á, pois, categoricamente, não daremos lugar ao diabo.
Atente para a expressão: “sois edificados”. O Espírito de Deus foi enviado para edificar, exortar e consolar. Esse é o papel da Palavra viva e ungida pelo Espírito Santo! Nós não podemos fugir desta realidade! Antes precisamos nos entregar, genuinamente, totalmente e sem reserva de domínio algum, nas mãos de Deus, para que Ele cumpra Seu propósito em nós e através de nós, alcançando assim muitas vidas para Jesus! Oramos o “Pai- Nosso”, muitas vezes, automaticamente, como uma reza! Não atentando para essa frase contundente: “seja feita a Tua vontade aqui na Terra, ó Senhor, como ela é perfeitamente feita nos Céus”! Acabamos de orar e imediatamente impomos a nossa vontade e fazemos coisas que não estão nos planos do Senhor! Comece a analisar suas opções: Tem escolhido Betel ou Ai? Como está sua vida pessoal? Saiba que ela reflete o seu universo espiritual! 
Você tem se sentido uma pedra viva, que expressa vida na sua família, no seu trabalho, na sua Igreja local e
no reino de Deus também? Tem consciência de que o Reino está dentro de Você, como explicitou Jesus? Pois se tem essa certeza e convicção, pode declarar que você está habitando em Betel, como fez Abraão e seu neto Jacó, no passado. O Apóstolo Paulo ainda foi mais longe quando disse: “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós”?1Co.3: 16. Isto quer dizer você é Betel, casa de Deus. Mas, se você anda descontente e agitado, com dúvidas, reclamando de muitos e criticando tudo, se não vê frutos e arrasta sua vida e seu ministério inconformado e indeciso, perturbado e sem convicção, até mesmo nas coisas elementares, é provável que você esteja em Ai. E pior que estar é ser. Ser “Ai” é ter sua mente desorganizada e desequilibrada. É ser um monte de pedras amontoadas!
Pense nisto e posicione-se com mais firmeza, no Corpo de Cristo e assim poderá dar frutos, que certamente saltarão para a Vida eterna. 
Finalmente, leia 2 Pe. 3: 14-18 e ore pedindo a Deus que esta Palavra se cumpra em sua vida! O Apóstolo declara coisas sérias neste texto. Vejamos:    
1. Empenhe-se (quer dizer: faça força) por ser achado por Jesus em Paz, sem mácula e irrepreensível.
2.  A longanimidade de Jesus Cristo é a razão de nossa Salvação.
3. Seja cauteloso(a) para não ser contaminado(a) e arrastado(a) pelo erro dos (das) insubordinados(as).
4. Não decaia da sua própria firmeza. Quer dizer: vigie para não se  enfraquecer! Cuidado para não cair, pois, está escrito: “quem está de pé, cuide para que não caia.” Não se sinta superior aos outros. Seja mais humilde, vigie mais!
Cresça na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, isto é, cresça no Amor!
Vigiar e orar, ter sabedoria e prudência e buscar a direção do Senhor, é o que necessitamos nos dias atuais, a fim de que ninguém nos perturbe e engane e, contaminando,  arraste-nos fora do Caminho! 
Que Deus o ilumine e lhe dê a Paz de Cristo, que o mundo não pode dar!

Pastora Aline C. Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário