terça-feira, 22 de julho de 2014

O medo, esse vilão!

“... Aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor. 1 Jo.4: 18.

Uma criança solitária experimenta muitos medos. Sua imaginação corre solta e ela fica vulnerável aos ataques das emoções desordenadas, dos tormentos e das fobias. Já a criança que está na presença dos pais, ou no colo de sua mãe nada teme e vai em frente com confiança, alegre e feliz. Assim é nossa vida com Deus. O indivíduo que não tem Deus é atormentado por fobias e sofre um pânico absurdo. Já o filho de Deus, que provou a bondade do Senhor e teve experiências com Ele sabe que está seguro e, Suas mãos. O medo se interpõe à fé e nos deixa desajustados e inseguros, fazendo-nos perder o controle da situação. “O medo produz muitos tormentos e aquele que tem medo não é aperfeiçoado no amor”. O que significa isso? A Palavra de Deus declara que o amor lança fora o medo. Você ama o Senhor de verdade? Muitos dizem que amam o Senhor, mas, com suas reações provam bem o contrário. Se amamos o Senhor, verdadeiramente, confiamos nEle, esperamos nEle e nos entregamos, incondicionalmente a Ele. Amor e entrega caminham de mãos dadas. Quem ama se entrega de corpo e alma. Quem ama, crê como Abraão, independentemente das circunstâncias. Ele tinha 100 anos, já não tinha virilidade alguma, pois a sua vida sexual estava amortecida. Contudo, creu na Palavra de Deus. 
Logo, a fé é uma ferramenta que dissipa os nossos medos interiores. Abraão, esperando contra a esperança creu e, através da sua fé, fortaleceu-se, dando glórias a Deus. Ora, se é a fé que nos fortalece, mais do que nunca precisamos ter fé nesses tempos trabalhosos.
Do que você tem medo? Do que pode lhe fazer o homem violento, dos assaltos, dos ladrões, dos sequestros, da velhice, da pobreza, da dependência de terceiros? Eu lhe digo que devemos ser precavidos, prudentes e, naturalmente, fazer a nossa parte, para que Deus possa nos abençoar. Mas, quem sabe você
tem medo da morte, do futuro ou do diabo, que nos rodeia, sem nos dar trégua? Eu lhe digo que para tudo isso a Bíblia tem as respostas. Medo da morte? Jesus venceu a morte e se você está em Cristo, ainda que morra, você viverá! Medo do futuro? Entrega o teu caminho ao Senhor, confie nEle e Ele tudo fará. Ele é Jeovah Jireh, o Deu provedor. O salmista disse que foi moço e que já era velho e que nunca viu o justo e a sua descendência mendigar o pão! Medo do diabo? Ah! Não perca tempo!!! Jesus já o derrotou e a sua cabeça foi esmagada pelos pés do Valente!!! O medo é um gigante da alma que precisa ser vencido, senão ele o vencerá!!! Quando foi que os homens da Bíblia sentiram medo? Darei alguns exemplos:
1. Adão depois de pecar teve medo e se escondeu. Gen 3:10.
2. Jacó teve medo de seu irmão, pois pecou contra ele. Gên 32:7.
3.Moisés fugiu da presença de Faraó, com medo, após ter matado o egípcio. Ex.2:15
4. Saul teve medo de Davi, por isso procurava matá-lo. 1 Sam. 18:29.
5. Herodes teve medo de João Batista, por isso, ordenou a sua morte. Mateus 14:1-12.
6.O servo inútil teve medo do homem nobre. Lc.19 21.
7. Os discípulos trancaram as portas e tiveram medo dos judeus. Jo.20:19.
Percebe como o medo está ligado ao pecado e à falta de fé? Donde se conclui que devemos, desesperadamente, orar a Deus e clamar por Seu perdão se, por caso pecarmos contra Ele. Adão pecou contra Deus, desobedecendo a Sua Palavra e teve medo; Jacó pecou contra seu irmão Esaú e teve medo de uma vingança; Saul pecou contra Davi; Herodes estava em pecado, por isso não suportou as denúncias do Profeta; o servo mau pecou contra o nobre que lhe confiou uma mina, por isso teve medo; os discípulos se trancaram em casa com medo dos judeus... Eles pecaram contra Jesus, não crendo em Suas palavras e promessas. 
E você? Do que tem medo? Creio que só de uma coisa podemos ter medo: dos nossos próprios pecados e carnalidades. Jesus declarou: “não tenham medo dos que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu vos mostrarei a quem devem temer: temei Aquele que, depois de matar o corpo, tem o poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos a esse deveis temer” Lucas 12:4,5. Percebe, o que Jesus quis ensinar às multidões?  São os nossos pecados que nos separam da presença de Deus; são os nossos pecados que abrem brechas para o diabo ter o direito de nos roubar, matar e destruir; são os nossos pecados que nos metem em pavor, horror e medo; são os nossos pecados que anulam a nossa fé e são os nossos pecados que provocam o pânico em nossa vida. Mas, tenho boas notícias para você:
1. “É a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo que nos salva da ira vindoura. 1 Tess. 1:10. 
2. “A vitória que vence o mundo é a nosso fé”. 1 Jo.5:4.
3. “Não te mandei Eu? Sê forte e corajoso, não tenha medo, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo por onde quer que andares” Josué 1:9.
Josué tinha mil motivos para ter medo de tantos povos inimigos que rodeavam Canaã. Mas, confiando na Palavra do Senhor, ele os venceu a todos e tomou posse da Terra prometida. 
Seja forte e corajoso! Creia na Graça, fortaleça a sua fé e, de uma vez por todas, assuma compromisso irrevogável com o Senhor.
Que o Senhor o abençoe e aperfeiçoe para a glória de Deus.

Com amor, 

Pra. Aline c. Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário