terça-feira, 22 de julho de 2014

A visão

“Não havendo profecia (visão), o povo se corrompe.” 
Prov. 29: 18b.
Desde os tempos remotos, Deus fala com Seu povo. Muitas vezes falou por sonhos, outras vezes por visões e ainda pela boca dos profetas. Observamos que, na maioria das vezes, eram visões estranhas e difíceis de serem decifradas. Os homens ficavam espantados e amedrontados. Eu me recordo do servo Jó, que contendendo com Deus, assim se expressou: “...então, me espantas com sonhos e com visões me assombras.” Jó 7: 14
Na antiguidade, Deus conduziu Israel com braço forte para cumprir, integralmente, o Seu propósito de origem. O salmista declarou: “Outrora falaste em visão aos teus santos e dissestes: a um herói concedi o poder de socorrer; do meio do povo, exaltei um escolhido.” Sl. 89:19.
Hoje não é diferente, porque temos Jesus, o escolhido das Nações, que tem o poder de nos socorrer! Deus continua imutável no seu propósito inicial e nada, nem ninguém impedirá o Seu agir. Deus olha a humanidade com uma visão específica: Ele vê Seu povo como um todo, Ele vê os eleitos, a multidão dos salvos, que formam a Sua Igreja universal, que estão sendo lavados no sangue do Cordeiro, o Seu Filho amado, em quem Ele tem todo prazer. Hoje temos a Palavra de Deus, consumada por Jesus na Cruz do Calvário, e ela precisa nos bastar. Tudo já foi escrito, nada podemos acrescentar, nem cortar, apenas precisamos cumprir e praticar sempre, aquela que é o nosso mais nobre legado. O final do livro de Apocalipse contém uma severa exortação, referente à Palavra de Deus: “se alguém lhe fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos nesse livro. E, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro dessa profecia, Deus tirará a sua parte na árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas nesse livro” Ap. 22;18 e 19. Terrível, não?
Em toda Palavra de Deus, a visão é clara, desde Gênesis até Apocalipse. Tudo já foi declarado e nada há que se possa acrescentar. Fico pensando em muitos profetas neopentecostais, que trazem profecias sem base alguma na Palavra de Deus e o perigo que isso traz às igrejas. Sejamos sensatos! Toda profecia precisa ter uma base bíblica. Ademais, Deus já falou todas as coisas concernentes à nossa salvação e santificação. Agora, cabe a nós o estudo e a meditação diária das escrituras sagradas, para conhecermos mais profundamente e prosseguirmos em conhecer como exortou o Profeta Oséias. 
Quanto às demais nações, com seus costumes e tradições, deuses e ídolos, hábitos e maneiras de viver, não são levadas em conta, no que diz respeito aos planos de Deus, para o cumprimento do Seu propósito inicial. Mas, é claro, que, precisamos pregar o evangelho a toda criatura e não nos esquecer nas nossas orações dos países onde a maioria adora outros deuses.
Lamentavelmente, hoje, são poucos os que têm uma visão consoante com o plano de Deus. Vemos a grande maioria dos que se dizem servos, buscando seus próprios interesses e deleites, correndo à sua própria casa, como profetizou Ageu e agindo apenas visando lucros e oportunidades. E, quando pilham uma “oportunidade”, mostram a vida forte da carne, que ainda não foi crucificada com suas emoções à flor da pele. Essas pessoas são carentes de entendimento e de luz, carentes de bom senso e de visão do Reino de Deus. Esses, como diz Isaias, “erram na visão e tropeçam no juízo”. Estes se embriagam, não com o vinho, mas, com suas próprias ilusões e vaidades. 
O profeta Isaias descreve, magistralmente, a cegueira espiritual e a hipocrisia do povo, no capítulo 29: 9-16. E é disso que estamos falando. “Visto que esse povo se aproxima de mim e com sua boca e com seus lábios me honram, mas, o seu coração está longe de mim e o seu temor para comigo consiste em mandamentos de homens, que maquinalmente aprendeu, continuarei a fazer obra maravilhosa no meio deste povo; sim, obra maravilhosa e um portento, de maneira que a sabedoria dos sábios perecerá e a prudência dos prudentes se esconderá. Ai dos que escondem, profundamente, o seu propósito do Senhor e as suas próprias obras fazem às escuras e dizem: quem nos vê? Quem nos conhece?”
O fogo purificador do Senhor já está aceso e quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito está falando à Igreja. Pela boca do Profeta Zacarias, Ele disse: “Farei passar a terça parte pelo fogo e a purificarei como se purifica a prata e a provarei como se prova o ouro; ela invocará o meu nome e eu a ouvirei: direi é meu povo e ela dirá: O Senhor é meu Deus.”  Precisamos suportar essa tratativa que não é outra senão o Batismo de fogo a que se referiu João Batista. Cf. Mat.3:11.
Que você e eu sejamos contados entre esta terceira parte, que se deixará purificar e provar como se prova o ouro e a prata escolhida; e que possamos deixar o Senhor nos tratar, segundo a Sua palavra e propósitos. Que não sejamos como cegos, que guiam outros cegos... Precisamos clamar para que o Espírito do temor de Deus seja derramado nas mentes e nas almas. Que a visão do Reino de Deus seja clara para nós! E que, finalmente, saia de nossa boca apenas aquilo que for para edificação do Corpo de Cristo, na Terra.
Com amor,
Pra. Aline Castejón Mattar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário