terça-feira, 22 de julho de 2014

A bênção da segunda chance...

“.....se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar e orar e me buscar e se converter dos seus maus caminhos....” 2Cro. 7: 14.
Deus é infinitamente paciente conosco e nos perdoa sempre. Todas as vezes que nos arrependemos e, sinceramente curvamos nossa dura cerviz diante de Sua vontade soberana, Ele nos dá um novo começo. Freqüentemente, nós, os cristãos, cometemos falhas, desanimamos, desviamos e deixamos de perseverar em nossa caminhada. Ou, então, temos nossa vida bloqueada por alguma razão alheia à nossa vontade. Mas, mesmo assim, graciosamente o Senhor nos dá uma segunda chance, um novo começo, uma nova oportunidade.
Foi assim com Joquebede, a mãe de Moisés. Seu filho precisava ser afastado dela por ordens superiores, mas, Deus providenciou uma nova chance e ela pode  criar o seu filhinho querido.(Ex. 2:7-9). 
Miriã, a profetisa também recebeu nova chance quando Deus a perdoou de seu espírito rebelde e a curou da lepra (Nm. 12: 10-15). 
Nabucodonosor, rei de Babilônia virou um animal, viveu no campo, coberto de pelos, comendo capim e uivando como um bicho. Até que reconheceu o poder do Altíssimo Deus! O Senhor lhe concedeu uma nova oportunidade de apresentar-se a Ele com temor e tremor. E ele voltou a reinar. 
Sansão perdeu muitas oportunidades de ser fiel e cumprir seu mandato de juiz com sabedoria. Mas, pediu uma última chance e Deus lhe concedeu. 
Raabe, a meretriz teve uma segunda chance de abraçar o Rei de Israel, ser temente a Deus. Por isso, Deus lhe concedeu muito mais: deu-lhe a honra e o privilégio de fazer parte da linhagem do Messias. 
Paulo perseguia e matava os cristãos. Pois Jesus lhe apareceu na estrada de Damasco e lhe deu uma nova chance e ele se tornou o grande Apóstolo dos gentios. 
A viúva de Naim recebeu a bênção de conviver novamente com seu filho, que, depois de morto foi ressuscitado por Jesus. (Lc 7: 11-17). 
A mulher pega em flagrante adultério recebeu uma segunda chance para viver uma vida temente a Deus. (Jo. 8: 3-11). 
Dorcas, ressuscitada por Pedro, recebeu nova chance de servir a Deus exercendo seu maravilhoso ministério de misericórdia. 
Abigail, mulher sábia, sensata e digna sofria horrivelmente com Nabal,  homem de coração impenitente e duro como pedra. Pois, Deus lhe deu uma segunda chance de ser feliz e preparou sua união com o rei Davi, homem de coração segundo o coração de Deus! Sam.25: 3-42. Que história tremenda é esta!
O reverente Jó, depois de ser afligido por Satanás, provado por Deus, mas, aprovado por sua atitude de humildade, aceitação e paciência, recebeu uma segunda chance de ter uma vida próspera, feliz, rodeado de filhos e filhas, as mais formosas de toda terra. E ainda Deus lhe deu o dobro de tudo que perdeu. Confira sua história no livro que tem seu nome.
Mas, infelizmente a Bíblia registra inúmeros casos de pessoas que rejeitaram uma segunda chance oferecida por Deus, e, deliberadamente, continuaram em desobediência. 
Caim ouviu 7 perguntas feitas por Deus-Pai. Poderia ter sido verdadeiro e declarado: eu matei meu irmão. Ao contrário, cheio de arrogância e presunção redargüiu: acaso sou guardião de meu irmão? Perdeu a oportunidade, pois nele não houve lugar de arrependimento. 
Por duas vezes Salomão foi advertido por Deus e mesmo assim foi permissivo com suas mulheres pagãs, transgredindo a Palavra do Senhor e deixando a contaminação entrar em Israel.  
Eli, o sacerdote foi exortado pelo Senhor por não corrigir seus filhos desobedientes. Continuou pecando por omissão e trágico foi o seu fim. 
O rei Agripa e sua mulher Berenice tiveram duas chances de se entregarem a Jesus, Mas, o rei afirmou a Paulo: Por um pouco que não me persuades a me fazer cristão. (Atos 26: 28) E ficou no “por um pouco”... Há milhares de Agripas e Berenices, que ficam à beira do caminho e “por um pouco” não se curvam à presença do Senhor. 
Esaú teve oportunidade que lutar pela bênção de sua primogenitura. Mas, o prato de lentilhas falou mais alto em sua alma e embora com lágrimas buscasse sua bênção, perdeu a oportunidade para sempre. 
Mas, de todos o que mais teve chances foi Judas, que até a última hora o Senhor lhe perguntou, bem sabendo o que ia em seu coração. “A que vens, amigo?” 
A misericórdia de Deus e Sua justiça andam sempre juntas e estão em permanente equilíbrio. Mesmo que nós experimentemos as conseqüências temporárias de nossa desobediência e infidelidade, podemos receber perdão, certeza da vida eterna e podemos também, após um tempo de disciplina, determinado por Deus, ter a chance de novamente servi-Lo com unção e poder. 
Nossos pecados estão cobertos com o sangue de Jesus, portanto, temos acesso ao trono da Sua graça e misericórdia. 
Deus nos oferece novas oportunidades sempre, embora nova chance não signifique ausência de conseqüências. A justiça de Deus não impede que a pessoa que cometeu erros no passado não sofra conseqüências, mesmo agora numa vida de reverência e santidade.
A misericórdia de Deus é infinita e Sua clemência dura para sempre. Ele é um Deus perdoador e cheio da Graça. Ele não desiste de nós, nunca!
Pense nestas coisas se seu coração está pesado por gestos, palavras ou atos que tem cometido ou cometeu voluntariamente ou por ignorância. Sempre há uma nova chance de recomeçar. Derrame sua alma aos pés do nosso amado Redentor, pois Ele está pronto para recebê-lo de braços abertos. 
Agarre a sua segunda chance! Não compensa viver “recalcitrando contra os agrilhões”. Isto significa na linguagem popular: não dê murros em pontas de facas, porque quem fica ferido é você...
Pondere este recado e prossiga de cabeça erguida daqui para frente, sem ter do que se envergonhar! E que Deus o abençoe com paz.
Com grande amor,
Pra. Aline Castejón Mattar

Um comentário:

  1. A paz Pastora Aline, palavras edificantes, estava mesmo precisando ouvir uma palavra assim, tenho sido imprudente mas creio que Deus já me deu uma segunda chance, espero não cometer mais os mesmos erros.

    Que Deus continue te usando grandemente nessa terra.

    ResponderExcluir