terça-feira, 22 de julho de 2014

A tragédia do desânimo.

“Jesus, vendo a fé deles,disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo;perdoados são os teus pecados.” Mateus 9:2.
O desânimo é um profundo abatimento da alma, que começa roubando a alegria de viver, e, pouco a pouco, elimina as motivações e o entusiasmo, faz o semblante ficar caído e murcho, afeta a saúde física, debilita a alma, enfraquece o espírito, adoece o corpo e pode levar o indivíduo a uma profunda depressão.  Foi isso que aconteceu com o paralítico que morava em Cafarnaum.
Ninguém sabe o nome daquele homem, nem o motivo que o levou a deixar o desânimo assolar o seu ser por tanto tempo! Ele já não acreditava em mais nada. Deu a sua vida por encerrada. Vivia totalmente paralisado e, provavelmente, cheio de dores. Resumindo, ele era um homem fracassado, desmotivado e sem esperança alguma. 
Porém, ele tinha 04 amigos que gostavam realmente dele e, inconformados com aquela situação, insistiram para levá-lo a Jesus. Por isso, carregaram a cama em que o doente estava deitado e rumaram para a casa de Jesus.
Ao chegarem à casa do Senhor, uma multidão já se concentrava, avolumando-se junto às portas e janelas, tentando entrar ou espiar através das janelas, o que impedia a entrada dos demais. Impossível abrir alas para os 04 passarem, ainda mais com um doente deitado na cama! 
Os amigos do paralítico não se deram por vencidos, e, com grande esforço, subiram no telhado, abriram um grande espaço e desceram a cama bem na frente de Jesus!
Jesus, por sua vez, sentado na sala, contemplava aquela situação, calado. Mas, vendo a fé deles, disse ao paralítico: “tenha bom ânimo, os teus pecados são perdoados”! 
Que maravilha! Jesus atacou o cerne da questão: um “desanimado” precisa primeiro alcançar bom ânimo, até mesmo para ser perdoado e curado!
O desânimo tinha se alastrado por todo ser daquele homem, desencadeando a paralisia tanto do corpo, como da alma e do espírito. Assim, Jesus curou, as 3 dimensões daquele ser, tão somente através de Sua Palavra. Primeiramente a alma, decretando a libertação do desânimo e em seguida o perdão dos pecados. Com isto, a alma ficou livre e o espírito pode entrar em ação! Logo em seguida, Jesus deu a ordem ao corpo: “levanta, carrega a tua cama e vai para tua casa”. É assim que Jesus faz: cura completa e total! 
E você? Anda desanimado? Cuidado! Não deixe o desânimo se infiltrar por sua alma a dentro! Isso poderá desencadear uma paralisia espiritual, que o deixará inerte e inútil! Daí, para você se tornar um paralítico é um passo... Terrível, não é?
Como livrar-se do desânimo? 
Às vezes pode haver uma causa física, como anemia, falta dos minerais, alteração de pressão etc. É preciso verificar consultando um bom médico, que lhe pedira exames específicos. Mas, também, por causa da nossa natureza pecaminosa somos propensos a ficar tristes, pensativos, desanimados, amargurados e apáticos quando somos feridos na alma. No entanto, sabemos que ninguém fica desalentado sem motivo. Sempre há uma causa. Por isso, é necessário vigiar e buscar a causa desse mal. Se ninguém fez nada contra você, mas, se há uma circunstância angustiante, que o torna refém de uma determinada situação, não se desespere!!! Não há mal que sempre dure!  Tudo passa! Mas, se alguém fez algo contra você, libere perdão, incontinente, e comece a declarar os grandes feitos do Senhor, orando e clamando a graça e o poder de Deus para superar a situação; depois expulse o desânimo com as armas do louvor e dê glórias a Deus, em todo tempo. Verá que logo você recuperará a alegria e o entusiasmo. 
E, daqui para frente, ataque o problema logo no início, para que mal maior não lhe sobrevenha! 
Pense nisto com vigilante atenção! 
E que Deus o abençoe com otimismo e fé redobrada.

Com amor,

Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário