terça-feira, 22 de julho de 2014

A cura.


A primeira vez que o Senhor Deus Se manifestou como o Deus que cura foi em Êxodo 15:15. Ele declarou: “Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de Seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos e guardares todos os Seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das quais enviei sobre os egípcios, pois Eu sou “Jeovah  Rafah”, o Senhor .” Exodo 15:26. Nesse texto Jeovah Rafah faz uma promessa e uma aliança, um acordo com Seu povo.  Mas, Ele coloca uma condição para que todos possam ser sarados: ouvir a Sua voz, praticar a justiça, fazer o que é reto perante o Senhor, atentar aos mandamentos e guardá-los com todo temor e entendimento. O povo de Deus é de dura cerviz. Muitos ouvem, ouvem, mas, nunca chegam ao conhecimento da verdade. Deus deseja encontrar corações quebrantados e contritos, capazes de dar a Ele a prioridade e de servi-Lo com todo amor.
O pecado e as doenças vieram como maldição sobre a raça humana por causa da desobediência de Adão. No plano inicial de Deus para o homem, no Éden, não havia doença, nem morte. “Portanto, com um homem (Adão) entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte; assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram”. Rom.5: 12. Mas, no Calvário, Cristo nos resgatou dessa maldição, fazendo-Se Ele próprio maldição em nosso lugar. Cristo cravou na cruz aquela sentença de morte e por Suas pisaduras fomos sarados e por Seu sangue fomos perdoados de todo pecado e injustiça. O profeta Isaias no seu maravilhoso capítulo 53: 4,5 declara: “Certamente Ele tomou sobre Si nossas enfermidades e nossas dores .... E foi transpassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas Suas pisaduras somos sarados.”
A cura divina é real! E é muito importante compreender como devemos buscá-la, em oração. Precisamos saber também que Deus pode permitir que uma doença nos atinja, quando tem um propósito determinado, para testar a nossa fé ou nos provar em alguma área de nossa alma. É o caso de Jó, que o Senhor quis prová-lo na sua integridade para com Deus. “Porque Ele faz a ferida e Ele mesmo ata; Ele fere e as Suas mãos curam.” Jó 5: 18. 
Também pecados não confessados podem gerar enfermidades. Em algumas ocasiões, Jesus não mencionou a doença, mas, disse: “teus pecados são perdoados”, porque a causa da doença estava no pecado. Eliminando-se a causa, cessam-se os efeitos. Ao paralítico de Cafarnaum, Jesus simplesmente disse: “Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados”. E ele se levantou, tomou sua cama e foi para casa. 
Podemos afirmar que existem algumas fontes de cura: a cura natural, a medicinal e a divina. Vejamos: 
1. Cura natural - O corpo humano tem em si mesmo uma fonte de cura espontânea. Há enfermidades, como algumas viroses que desaparecem sem medicação alguma, porque a natureza reage com sabedoria e elimina a enfermidade. A febre é uma reação de defesa da natureza contra infecções ou inflamações. Quando Jesus curou o filho do oficial do rei, a febre, que era um sintoma, o deixou. (João 4: 46-54). Assim, foi também com a sogra de Pedro. (Mateus 8:14-17). Devemos cuidar de nosso corpo, sempre buscando o equilíbrio em nosso viver diário. O corpo precisa de uma alimentação adequada e balanceada, muita água, precisa de exercícios físicos, musculação, alongamento, caminhadas, repouso, 8 horas de sono, sol da manhã sem exageros, lazer e entretenimento também. O homem é um ser tripartido: corpo, alma e espírito e tudo deve ser cuidado e tratado quando se fizer necessário. 
A alma também precisa estar em equilíbrio, porque pode se enfermar. O espírito está pronto, mas, a carne (corpo+alma) é fraca por causa de nossa natureza pecaminosa e pode adoecer. É no espírito que fomos criados à imagem e semelhança de Deus. Quando porém, o homem dá lugar ao diabo, seu espírito fica enfermo, abrindo brechas e entradas em seu corpo, que podem alojar demônios de toda espécie. Jesus expulsou os demônios dos corpos de muitas pessoas possessas, curou toda espécie de moléstias e flagelos, deu vista aos cegos, ressuscitou mortos, curou um homem que tinha a mão ressequida, curou leprosos, paralíticos, surdos e mudos, expulsou muito espírito imundo e muitas outras coisas que se fossem escritas não caberiam no mundo todo.
2. Cura medicinal - Jesus não desprezou a cura pela medicina. Ao contrário: “Mas, Jesus ouvindo disse: os sãos não precisam de médico e, sim, os doentes”. Lucas era médico e quando relata as curas feitas por Jesus ele descreve de maneira detalhada, nomeando as doenças, com por exemplo, o homem hidrópico (que sofre de barriga d’água). 
3. Cura divina
No Velho Testamento encontramos alguns símbolos de cura que Deus efetuou no passado. É muito interessante mostrar que no passado as figuras usadas já eram sombra das coisas que haveriam de vir. Lembra-se do caso da serpente de bronze? Ela já prefigurava a cruz do Calvário. No Novo Testamento vemos o ministério de cura de Jesus, depois dos 12 apóstolos, depois dos 70 discípulos e na Igreja Primitiva de forma expressiva e gloriosa.       
Jesus, pelo Seu Espírito Santo outorgou dons aos servos para tudo o que é útil. Algumas curas foram instantâneas e outras gradativas, como a cura do cego de Betsaida, relatada em Mc.8: 22-26.  A Cura 
Divina é uma doutrina bíblica que aceitamos com abertura e fé. É Jesus quem cura. E Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Pelo poder de Seu Santo espírito Jesus continua curando toda espécie de doença e enfermidade física e da alma também. Cabe a nós, primeiramente invocar o poder curador de Jesus, não desprezando, outrossim, a ciência e os médicos, pois foi Deus quem deu a esses a capacidade de fazer diagnósticos e tratar dos enfermos com sucesso.      
A ciência está descobrindo novos tratamentos e vacinas para inúmeras enfermidades, antes incuráveis e, agora, cabe a cada um ser grato a Deus por tantos benefícios que temos recebido através de Sua grande misericórdia! 
Creia na cura divina e quando alguma doença ou enfermidade o assaltar, ore, primeiramente, a Deus, e exponha-se à pregação do Evangelho, colocando a sua fé em ação. E a oração da fé é poderosa em seus efeitos.
Deus o abençoe com uma saúde perfeita!

Com amor, 

Pra. Aline 

Nenhum comentário:

Postar um comentário