sexta-feira, 29 de junho de 2012

Você é rico de quê?


“Uns se dizem ricos sem terem nada;
outros se dizem pobres, sendo mui ricos”. Prov. 13:7.
Quando o Apóstolo Paulo escreveu a Timóteo, exortou o filho na fé quanto aos perigos da riqueza, dizendo-lhe: “porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males e, alguns, nessa cobiça se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” 1 Tim 6:10.

O que significa possuir amor ao dinheiro? É evidente que sem dinheiro não podemos viver. No entanto, o apego ao dinheiro, a avareza, a obsessão em guardar dinheiro, sem dúvida,  produz muitos tormentos para a alma do sovina. Um bom exemplo que temos nas Escrituras, é o “pobre moço rico” de Marcos 10:17-22. O rapaz ajoelhou-se diante de Jesus e disse: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Depois de ouvir que o moço cumpria todos os mandamentos desde a sua juventude, Jesus, fitando-o o amou e disse: “se queres ser perfeito, vende o que tens, dá aos pobres e terás um tesouro no Céu. Então, vem e segue-me.” v.21. O grande Mestre foi no ponto crítico da questão, porque, certamente, o moço cumpria a Lei, mas o seu coração estava preso às riquezas. Fitando aquele jovem, Jesus o amou e ainda lhe deu a oportunidade de uma livre e espontânea libertação. Mas, o moço, embora triste, retirou-se da presença do Senhor, “porque era riquíssimo”. O moço partiu pobre daquele encontro. Pobre das bênçãos de Deus, pobre das promessas, pobre de paz, pobre de alegria, pobre da herança divina e pobre de esperança.

Ter amor ao dinheiro é colocar o coração nas riquezas. Jesus afirmou que um rico dificilmente entraria no Reino do Céu, porque é mais fácil passar um camelo por uma “agulha” (nome de uma porta bem baixa, comum na Judéia) do que um rico se salvar. Sabe por que Jesus fez essa afirmação? Porque o apego às coisas materiais se interpõe à fé. O medo de passar necessidade, de precisar depender de alguém ou mesma da própria família, apavora o orgulhoso. Ademais, as tentações advindas da riqueza são fortíssimas e poucos são os que conseguem resisti-las. Com raríssimas exceções o rico é arrogante e vaidoso e paga muito caro por sua vaidade.

Outro exemplo de riqueza mal direcionada é a do homem rico que produziu com grande abundância em sua terra. Ele arrazoou consigo próprio:vou derrubar meus celeiros reconstruí-los–ei maiores e ai sim recolherei todo meu produto e todos os meus bens. Então direi à minha alma: tens depositado muitos bens: descansa, come, bebe e regala-te.” Mas, Deus lhe disse: “LOUCO! Esta noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.”
Em quais coisas você coloca o seu coração? No marido, nos filhos, na profissão, nos bens materiais, no trabalho, nos sonhos de consumação, nos desejos de adquirir cada vez mais? A pergunta que deixo para você é: você é rico ou pobre???
Desejo de coração que você seja rico de amor, rico de paz, rico de conhecimento da Palavra, rico de esperança, rico de fé, rico de alegria e rico para com Deus! Essa é a verdadeira riqueza, que a traça não corta, nem a ferrugem corrói. Ajunte tesouros no Céu, meu querido irmão, e busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, porque as demais coisas de que você necessita lhe serão acrescentas, pelo bom Deus, sem dores e sem suores.

Com muito amor,

Pastora Aline




Nenhum comentário:

Postar um comentário