sexta-feira, 29 de junho de 2012

Salmos 133.

“Ó quão bom e quão suave é viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre o monte de Sião. Ali ordena o Senhor a Sua Bênção e a vida para sempre.” Salmo 133.

Há outra tradução, direta do hebraico, da edição Séfer, que diz assim: “Como é bom e agradável viverem irmãos juntos, em harmonia. É como o óleo precioso que unge a cabeça de Aarão e escorrem gotas para a sua barba e daí para a orla de suas vestes.” No nosso idioma gola é uma coisa e orla é outra. Orla é a beirada, é o arremate, o debrum do tecido. Gola é a parte da roupa que circunda o pescoço. (Houaiss). Prefiro a tradução que diz orla.
Este Salmo pode ser aplicado à união das 12 tribos de Israel, à Igreja e também à família. Irmãos vivendo juntos em harmonia. Que figura linda!! Como é bom, como é suave e como é prazerosa a união familiar, em que são “todos por um e um por todos”. O Salmo 128 fala da felicidade do homem bem aventurado que consegue reunir ao redor de sua mesa a esposa e os filhos. O Salmista compara a esposa como videira frutífera e os filhos como rebentos da oliveira. 2 árvores preciosas e muito significativas na Palavra de Deus. Da videira sai o vinho, figura do precioso sangue de Jesus e da oliveira o azeite, figura do Espírito Santo. Que lindo!
Não se sabe quando Davi escreveu estes salmos. Só Deus sabe o que o maravilhoso salmista de Israel passava, quando descreveu uma família convivendo em harmonia, com alegria, com entendimento e respeito, todos concordes, como o preceito bíblico: “uma só alma, um só entendimento, um único coração”!!! E  nós sabemos que tudo que não houve na família de Davi foi união, unidade, harmonia e paz. Seus filhos, nascidos em Hebron, foram 6 homens. E os homens nascidos em Jerusalém foram 11. Davi tomou para si muitas mulheres e concubinas, por isso lhe nasceram muitos filhos e filhas também. Davi foi homem de guerra. Conquistou muitas terras e nações para Israel, porém, a sua casa foi palco de violências, traições, emboscadas, complôs, disputas, escárnios, desprezo, assassinatos, crime de incesto, adultérios, pecados, vinganças, injustiças, omissões e até um golpe de estado (Absalão) , a saber:  um sem números de males que poderiam ter sido evitados. Por isso, o Senhor lhe disse: “NÃO SE APARTARÁ A ESPADA JAMAIS DE TUA CASA”, como cruel consequência dos crimes contra a casa de Urias, marido de Batseba, com quem Davi adulterou. As consequências de nossos pecados sempre são funestas. Deveríamos pensar muitas vezes antes de tomar qualquer atitude, antes de emitir qualquer julgamento e proferir qualquer palavra, porque as consequências são inevitáveis.
Imagino como Davi teria um grande prazer em recolher seus filhos e filhas, ao redor de sua mesa, em harmonia, alegria, união, todos juntos partindo o pão!!! Aquele homem considerado com “o coração segundo o coração de Deus” e que clamou com tanta sinceridade ao Senhor, dizendo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, PROVA-ME, e vê se há em mim algum caminho mau” não provou a vitória de um convívio familiar agradável e feliz!! Que triste!
O texto ora meditado compara a união familiar com o um óleo precioso que é derramado sobre o cabeça (sacerdote do lar), desce pela barba e escorre até a orla das vestes. Isso significa, pelo corpo todo, da cabeça aos pés. No oriente, os príncipes e reis eram honrados com uma unção de óleo sobre a cabeça quando se hospedavam na casa de alguém. Essa unção era uma grande honra e tinha muitos significados. Maria derramou um bálsamo de nardo puro sobre a cabeça de Jesus e o óleo escorreu até Seus pés, num gesto de total consagração e amor a Ele.
Sabemos que a desunião, a divisão, a separação e a emulação trazem em si consequências dolorosas!!! A Bíblia declara que uma casa dividida não subsiste; um reino dividido não subsiste, uma igreja dividida também não subsistirá. Ela se enfraquece, os escândalos vêm, o partidarismo entra em ação, as panelinhas se fortalecem, as fofocas aumentam e o nome do Senhor da Igreja é literalmente envergonhado. É uma vergonha para o Evangelho líderes disputarem a primazia entre si. A sede de poder é algo diabólico, que impede o agir do Espírito Santo. Foi o que aconteceu com a cúpula dos fariseus, que não querendo perder a primazia e o poder religioso acabou por matar o Senhor Jesus. A liderança precisa vigiar porque senão acabará extinguindo o Espírito Santo.
O Salmo 133, que termina com uma gloriosa  promessa: “ali Deus ordena a bênção e a vida para sempre.” Ali, onde? No Monte Hermon, que prefigura a presença de Deus.

A Igreja precisa ser Monte Hermon; precisa evidenciar a presença de Deus, a presença do Espírito Santo. O Senhor está no Seu santo Templo. Cale-se diante dEle toda carne!!! A carne não pode falar, a carne não deve se manifestar. Por que haveremos de permitir que a doce presença do Espírito Santo seja apagada pelas manifestações da carne? As ovelhas precisam de pastores que as apascentem com a vara e com o cajado que consolam e elas tem o direito de serem guiadas pelo Espírito de Deus. As ovelhas precisam ser guiadas com amor. Por isso é necessário que nós, os pastores, diminuamos e que Cristo cresça em nós. As ovelhas pertencem ao Senhor. ALIÁS, TUDO AQUI PERTENCE AO SENHOR E NÓS SOMOS APENAS  DISPENSAEIROS  DA SUA GRAÇA. A Igreja é do Senhor Jesus, o rebanho é do Senhor e a VIDA ABUNDANTE PROMETIDA PROVEM  unicamente do Senhor Jesus. Daí, sim, o Senhor Deus pode derramar copiosas bênçãos, cumprindo Suas promessas. Do contrário haverá mortes...
Uma Igreja madura tem os olhos postos em Deus. Nela tudo é pelo Espírito. A Palavra tem que ser ministrada pelo Espirito para que o culto seja leve e tudo flua gostoso. Quando isso acontece, as pessoas são tocadas sobrenaturalmente e há curas, libertação, quebrantamento de espírito, arrependimento, enfim, o Espírito Santo é livre para operar de acordo com a vontade de Deus. Não é tão bonito quando o Espírito opera? Daí sim os dons serão derramados para tudo aquilo que for útil ao Corpo. Certo dia, escrevendo aos Gálatas o Ap. Paulo os questionou duramente, arguindo-os: “porque vos mordeis e devorais uns aos outros”? Gal.5:15.   Isso não foi uma vergonha para aquela igreja?
Que caia orvalho nesse Monte Hermon.-IEB para que Deus ordene a bênção e a VIDA PARA SEMPRE!!!
HERMON- 3.000 mts- neves eternas no seu pico, nascente de rios, inclusive do Jordão, o único rio que corre abaixo do nível do mar.
Que possamos subir aos píncaros desta alta montanha e que o orvalho da madrugada regue a terra do nosso coração. Que refresque e refrigere a nossa alma, que estas palavras levem esse rebanho bendito do Senhor a pastos verdejantes e às águas de descanso.
A mesa está preparada perante o inimigo de nossa alma, a saber: o diabo, que quer envenenar os corações e atirar suas setas envenenadas nos líderes desta casa. Caia por terra AGORA toda ação da carne e do Satanás.              
Essa é uma Casa de oração. É lugar de reverência e temor a Deus. É onde o Senhor Deus quer ordenar a bênção e a VIDA para sempre. Cresçamos na Graça e no Conhecimento. Não vamos desperdiçar o precioso tempo que nos resta com celeumas e discordâncias inúteis.  Vamos dar um BASTA às falácias profanas e inúteis, como exortou Paulo a Timóteo nas 2 cartas que escreveu.   2Tim.2:16 e 1Tim.6:20, porque elas levam à impiedade e às discussões estéreis.

Pra Aline Mattar


Nenhum comentário:

Postar um comentário