sábado, 16 de junho de 2012


Uma voz ou um eco?


“Voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor;

Endireitai, no ermo, vereda ao nosso Deus.” Isaías 40:3.



                  João Batista foi a voz que clamou no deserto dos corações dos que ansiavam pela vinda do Messias. Ele foi o arauto da Verdade e preparou o caminho para que Jesus pudesse iniciar o Seu Ministério na Terra. João foi uma voz que bradou em alto e bom som num momento supremo que mudou a história e o destino dos viventes.

                  Através de toda Bíblia também podemos ouvir outras vozes claras e nítidas que anunciaram as Boas Novas ou que anunciaram a Verdade, a Luz, a Vida, a bondade, a misericórdia do Senhor, a Lei, a Graça e muitas outras preciosidades. Mas, hoje não vou falar deles e sim de você. Você tem sido uma voz ou um eco?

                   Sou voz quando sou autêntico, verdadeiro, transparente, firme na fé, sábio na Palavra, maduro no conhecimento, humilde de coração,  desarmado diante de Deus e convicto de minha missão nesta vida. Os maduros tem uma voz. Os maduros descobrem novos horizontes, escalando o alto das montanhas de Deus. Eles não conhecem a covardia, antes são destemidos e ousados no Espírito. Os maduros adquirem uma voz inconfundível, pois esta soa como um clarim nítido e forte, que anuncia com precisão o momento esperado.

                   Sou eco quando copio, quando não tenho objetivos definidas e sérias, quando minha personalidade é tíbia e meu caráter é duvidoso. Sou eco quando minha fé é insipiente, quando desconheço a Palavra do Senhor, quando me fecho nos meus pobres conceitos e me instalo numa zona de conforto. Sou eco quando a minha sabedoria é mundana e diabólica. Sou eco quando me encapo com medo de errar e de ser julgado. Sou eco quando me calo diante do pecado, quando fico em cima do muro e quando me acovardo. Sou eco quando sou fingido e hipócrita e me adentro no esconderijo da mentira. Os débeis sempre são ecos de alguém. Os discípulos estão aprendendo, por isso, espelham-se nos mestres, adotando, muitas vezes, o seu estilo, o seu modo de viver, de ser e até de falar, por isso, até que cresçam são ecos dos seus mestres.

               Jesus foi a maior VOZ que bradou neste mundo. Seu amor incondicional, Sua autoridade inquestionável, Sua graça incomparável, Sua obediência acima de qualquer coisa, Sua humildade e mansidão, Sua sabedoria e Seus objetivos definidos falaram muito mais alto do que o toque das alvoradas em tempos de guerra.

               Daí concluirmos que para ser uma VOZ, é necessário ter autoridade e não autoritarismo, que é uma coisa bem diferente e altamente nociva. Precisamos ter amor e compaixão pelas almas, precisamos ser mansos e humildes, precisamos falar com sabedoria e conhecimento.

                Já os que são ECOS, muitas vezes são autoritários e déspotas,  caracterizados por arrogância e vaidade; são mentirosos e aproveitadores, resistem a toda e qualquer autoridade e espalham contendas. O mundo está cheio de pessoas que são ecos umas das outras. É gente desprovida de autenticidade, que não sabe criar, por isso copia... É gente que não sabe pensar, por isso usa o pensamento alheio. É gente que tem medo de se expor, o que denota uma dose inteira de orgulho. É gente que ama bisbilhotar e ecoar falsidades.

               Sejamos VOZ!!! Voz de júbilo, Voz de louvor, voz de fé, voz que levante o caído, voz de triunfo e voz de vitória! As vozes deste mundo são incertas como incerto é o destino dos ímpios. Mas, na tenda dos justos há voz de júbilo!!!

               Até as aves tem vozes! Porque, então, muitos homens são ecos? Sabia que esta palavra “eco” não é mencionada na Bíblia? Se até aqui você tem sido um eco, comece a ser uma VOZ! Posicione-se em Cristo Jesus e profira palavras de vida eterna, palavras de exortação bíblica, de edificação e de consolação para os necessitados. Uma personalidade marcante tem uma voz e essa voz é ouvida.

               Que a Graça do Senhor Jesus levante a sua voz para que você brade as boas novas do Evangelho de Cristo e ganhe muitas almas para o Pai.   

              Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário