sexta-feira, 29 de junho de 2012

Retrato dos tempos atuais

“Sabe, porém isso: nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus” 2Timóteo3:2-4.  
                                          (tradução Nova Versão Internacional-NVI)

Quando ouvimos os noticiários ficamos estarrecidos com a tanta violência, com o ódio cada vez mais crescente, com a maldade e frieza de certos crimes, muitas vezes programados, com todos os requintes possíveis de extrema crueldade. São fatos abomináveis e incompreensíveis aos nossos olhos, que nos levam a questionamentos profundos e, muitas vezes, acabamos ficando sem respostas.                                   
Desnecessário é relatar o que anda acontecendo mundo a fora, porque a mídia se incumbe de explorar todas essas coisas exaustivamente.
No entanto, as profecias bíblicas atestam com absoluta clareza que estas coisas iriam acontecer e, por fim, viria a apostasia. (2ª. Tess. 2:3). Ficamos questionando: que   coisas piores ainda teremos de suportar? Decididamente, mais maldade a nossa mente não pode alcançar. Os tempos atuais são finais.
Você, meu querido leitor pode me perguntar: mas, o que eu tenho com isso? O que eu posso fazer? Eu levo a minha vida, trabalho, pago meus impostos; não faço mal a ninguém, frequento minha igreja, sou dizimista  etc, etc... Quero lhe dizer: há muitas coisas que você pode fazer! A primeira delas é se empenhar em conhecer cada vez mais as sagradas escrituras, para errar menos e não ser um cristão desavisado. A Palavra de Deus é infinita na sua sabedoria e declara expressamente TODA Verdade. Há cristãos que se dizem cristãos, mas, na verdade, não o são porque não conhecem o Senhor Jesus, nem jamais tiveram uma experiência viva com Deus.
Analisando o texto acima mencionado percebemos que é uma descrição fiel do que temos sentido e provado nesses tempos atuais: na verdade, estamos rodeados de falsos irmãos, de muita hipocrisia, pessoas arrogantes e presunçosas, sem amor algum, deficientes em tudo, mal preparados, ignorantes da Palavra de Deus, egoístas e interesseiros.
A Palavra de Deus esclarece perfeitamente o que acontecerá com essas pessoas acima descritas. Vejamos: no capítulo 1 os versos 3 a 9 da 2ª. Carta aos Tessalonicenses, Paulo dá graças a Deus pela Igreja de Deus, pela constância e fé nas perseguições e nas tribulações que os membros estavam suportando. Ora, não é fácil perseverar num fogo cruzado de perseguição, tribulação, aborrecimento, espírito contrário, maledicência, vingança torpe e outros males. No entanto, para fortalecimento e santificação é que Deus permite essas provas aos seus filhos amados. O texto acima se refere também aos ingratos, aos desobedientes aos pais ( tanto biológicos como pais na fé) e ainda os que não tem amor pela família (em outras traduções, desafeiçoados ou sem afeção natural). Quer coisa mais triste? Mas, há cristãos que não se apercebem da gravidade dessa situação. Há filhos que desonram os pais, desprezam os mais idosos, zombam dos familiares com chacotas e ironias, não visitam os pais, não telefonam e não demonstram nenhuma consideração. O respeito está cada vez mais raro no seio das famílias e a indiferença é o colorido da grande maioria das relações familiares.
No entanto, seguindo o texto de Tessalonicenses, há uma veemente declaração que abala o nosso ser e é preciso ser divulgada entre os familiares, na Igreja fora da igreja, a tempo e fora de tempo, doa a quem doer! É responsabilidade de todo crente a pregação da Palavra e a divulgação das verdades eternas. Ai de que se omite da sua responsabilidade de cristão! Observe os versos 6 a 9:
1.     Deus dá tribulação em pagamento aos que atribulam e perseguem os cristãos.
2.     Aos que são atribulados e perseguidos Deus dá o alivio.
3.     Deus toma vingança contra os que não conhecem a Deus e não obedecem o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
4.     Os tais sofrerão penalidade de eterna destruição e serão banidos da face do Senhor e da glória do Seu poder.
Meu irmão: não se iluda, pois a perseguição virá! Os tempos trabalhosos e difíceis já chegaram e o princípio das dores é manifesto. Mas, ainda não é o fim! No entanto, o fim virá!!!
A boa notícia é que ainda dá tempo de buscar a face do Senhor e buscar um arrependimento profundo e genuíno. Pense nisso, e, guardadas as circunstâncias, se você anda falando mal de seus líderes, de seus pastores e também de seus familiares, se você tem sido arrogante e presunçoso, indiferente ao que se passa em seu redor, precipitado em suas palavras, inconsequente e leviano, ouça bem: pare com isso enquanto é tempo, arrependa-se, busque a sábia orientação da Palavra de Deus, ore mais, vigie, jejue e se consagre. Há esperança para você!!! Os dias estão acelerados demais. Que você não seja pego de surpresa por um Deus vivo, que é santo e justo, mas, que também é um fogo devorador!
Pense nisso, porque lhe falo com muito amor.
Pra. Aline C. Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário