sábado, 23 de novembro de 2013

Você tem dormido bem?

“Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor,
só Tu me fazes repousar seguro”. Sl 4:8.

Quando colocamos a cabeça no travesseiro, muitos pensamentos povoam a nossa mente; alguns de alegria e alívio e outros de sombria inquietação. O que faz você quando a inquietação assalta as suas emoções? Você só tem dois caminhos: ou mergulha na ansiedade e na preocupação ou relaxa, ora e entrega ao Senhor tudo que lhe diz respeito. Ah! Mas, é fácil falar... Concordo, mas, há coisas que precisamos fazer, custe o que custar... Todos nós sabemos que a cama não é lugar para pensar nos problemas, maquinar engenhos ou planejar soluções... A cama é o lugar apropriado para dar graças por tudo, descansar no amor de Cristo, repousar e dormir. 
As estatísticas declaram que o número de pessoas que fazem uso de soníferos aumenta a cada dia, assustadoramente. A insônia já se torna um dos grandes males do século, porque é a consequência desastrosa do estresse, da vida cada vez mais difícil, da falta de dinheiroe das cobranças de tudo quanto é lado. Infelizmente, a qualidade de vida está cada vez pior e a humanidade caminha por veredas tortuosas. O que fazer, então? Será que há solução para tão grande mal? Estará em nossas mãos mudar o curso da nossa vida?
A Palavra de Deus é fiel, verdadeira e muito atual. Se o salmista diz que em paz ele deita e logo pega no sono, porque o Senhor, só o Senhor, tem o poder de fazê-lo descansar seguro, é porque isso é possível. Que bênção é dormir um sono profundo, restaurador, sem ingerência maligna, sem pesadelos e sobressaltos.Sem medo de errar, eu declaro que você também pode ser abençoado em suas horas de sono e pode, perfeitamente,levantar-se revigorado, descansado e cheio de vigor. Porém, algumas condições são exigidas e nós podemos decidir usá-las para o nosso próprio bem. Vejamos:
1. O sono é importante para o nosso corpo, para a nossa alma e para o nosso espírito. Nós somos um ser tripartido, que precisa ser nutrido e cuidado em todas as suas áreas. Um espírito opresso não dará descanso ao corpo; uma alma agitada trará perturbações que não permitirão o descanso físico; um corpo mal alimentado e excessivamente cansado também trará distúrbios sérios. Que tal pensar em cuidados especiais com o corpo, a alma e o espírito?
2. Após um dia de trabalho, o corpo precisa aquietar-se, tomar um banho gostoso, comer um alimento saudável, leve e precisa descansar. A mente, por sua vez, necessita de repouso e silêncio. Convivemos com muito barulho!!! Que tal, fechar os olhos, sorver o silêncio por alguns minutos e depois ouvir um hino de adoração, buscando os sentimentos nobres da gratidão e do amor a Deus?
3. A alma humana é cheia de perturbações e devaneios negativos; ela vive assaltada pelo medo e pela
insegurança. O pânico, as más notícias, os flagelos, o relato de crimes hediondos, de minuto em minuto, assaltam a nossa mente, através dos noticiários repetitivos e sensacionalistas, que servem para impregnar o nosso pensamento de ansiedade e pavor. Onde você tem colocado a sua segurança? Qual a sua reação diante dos relatos cotidianos? Você corre para os ansiolíticos, fica perturbado e obstinadamente pensa no pior? Saiba, meu caro leitor, que só há um porto seguro, uma fonte de refrigério e paz: o Senhor Deus Todo Poderoso! Você tem lançado a sua ansiedade aos pés do Senhor? Se não tem feito isso, comece agora a exercitar-se nessa entrega total, que é tão prazerosa e tão fundamental para a sua saúde física e mental.
4. O sono é um recurso dado por Deus a toda criação. Os animais e as aves dormem; peixes se aquietam; a natureza repousa, mas, o homem vive cheio de inquietações...O sono traz calma, clarividência mental, disposição física, vigor espiritual, bom humor, alegria e bom ânimo. Pessoas que fazem uso de soníferos acordam cansadas, ficam mal humoradas, sentem-se pesadas, tristes e desanimadas. O sono provocado por remédios é artificial e traz dependência. Feliz a pessoa que não precisa usar desse recurso. Se você faz uso desses remédios, procure ajuda para se libertar! É uma verdadeira bênção, deitar a cabeça no travesseiro e logo pegar no sono!
5. Programe uma “preparação” para o seu momento de dormir. Você sabe do que precisa para sanar as situações difíceis que enfrentou durante o dia. Você não é uma máquina!!! Pare e pense sobre suas necessidades reais. Releia as condições de que falei a cima e siga-as à risca. Sejam os seus pensamentos unicamente para o Senhor, faça suas orações com entrega e descanso no amor de Cristo, repita versículos que falem de paz, de alegria e de gratidão a Deus e seja seu último pensamento dedicadoao Pai da Eternidade, o grande El Shaddai, o único que é digno de receber a honra, a glória e o poder para sempre.
6. Finalmente, passe o dia esperando pelo momento delicioso de entregar-se, totalmente, corpo, alma e espírito aos cuidados do Senhor. Tente, meu irmão! Trabalhando, fique em espírito de oração; no trânsito, fique em espírito de oração; em casa, permaneça em espírito de oração, enfim, viva uma vida de oração, no espírito, e verá que o seu sono será o “sono dos justos.”
7. Saiba que o Espírito Santo ministra o tempo todo ao seu espírito. Enquanto dormimos, o Espírito de Deus cuida de nós. Por isso, quando acordamos vemos que o sono foi doce para nós.
Pense nisso, meu irmão!! Alegre-se, porque o Senhor é Aquele que guarda nossos pensamentos, sentimentos, emoções e vontades. Ele é o nosso porto seguro e a rocha de nossa Salvação! Bem aventurado o homem que nEle confia!
Que Deus o abençoe com o sono dos justos por todos os dias de sua vida!!!

Com amor, 
 
Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário