quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Você já nasceu de novo?

“...aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”. Jo.3:3b.

Certa noite, um mestre de Israel, de nome Nicodemus, muito culto, preparado, conhecedor das Escrituras foi procurar Jesus para questioná-Lo. Sem rodeios, Jesus foi ao âmago da questão e, imediatamente, apontou para a necessidade daquele homem, dizendo-lhe: “na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”. 
E, mediante essa afirmação de Jesus, eu também lhe pergunto: você, verdadeiramente, já nasceu de novo? Saiba que há, no seio das Igrejas, muitos crentes que são assíduos, participantes ativos e até têm boa vontade para servir a Deus. Mas, na verdade, não tiveram a experiência do novo nascimento, por isso, não há mudanças em seu caráter, nem em seus sentimentos. Continuam vivendo na prática do pecado, dissimulando, colocando a máscara do convertido e afirmando sempre que está tudo bem. No entanto, seus frutos são amargos e não demonstram uma vida regenerada. Até cargos e ministérios podem ter, mas, vivem pecando e caindo em tentações, escandalizando a muitos. Sabe por que isso acontece? Porque não nasceram de novo. Eles estão convencidos de que a Bíblia tem razão e é O LIVRO, mas, não se entregam à operação da Palavra viva e continuam com o mesmo comportamento e as mesmas práticas mundanas. 
O novo nascimento é uma experiência com Deus fundamental e imprescindível, que desencadeia, dia após dia, uma inteira mudança de vida e de caráter.   Quando um homem nasce de novo, a inimizada contra Deus é destruída e o coração se enche de amor pela pessoa de Deus, por Sua Palavra e pelo próximo. Esse amor é expresso no seu agir diário, pois procura guardar os mandamentos do Senhor, praticar a palavra e levar a vida com Deus a sério, com comprometimento de amar genuinamente o seu próximo.
“Porque esse é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” I Jo.5:3-4.
Todos nós devemos buscar o novo nascimento. Quando nascemos recebemos a vida natural de nossos pais, herdamos caracteres de nossa família e constatamos que a hereditariedade é algo real. Porém, há um outro nascimento, que é espiritual. O primeiro nascimento é terreno e outro é celestial; um é do corpo, o outro é do espírito. Sem o primeiro, não podemos usufruir deste mundo. Sem o segundo, não podemos ver ou usufruir o Reino de Deus. Foi isso que Jesus ensinou a Nicodemus. E é isso que quero enfocar para que você pare e pense; analise a sua vida e tome sua posição definitiva com Deus. Saiba que o coração do homem natural é desesperadamente corrupto, pecador, cheio de ódio, mal intencionado, enganador, mentiroso, cobiçoso, ganancioso, falso, insensato, vingativo, rancoroso, briguento, acusador, altivo, teimoso, obstinado no erro, idólatra, soberbo, rebelde, egoísta, sensual, arrogante, orgulhoso e prepotente. Ele se engrandece com a prosperidade, deixa-se influenciar pelo diabo e comete todo tipo de torpezas. Por isso, vemos tantos adultérios, tantas mentiras, safadezas, vinganças, egoísmos e crimes nesse mundo. Infelizmente, é com muita tristeza que observamos, também nas igrejas, que muitos irmãos têm caído em profundos abismos, por não se deixarem tratar pelo Espírito Santo. É uma pena!!! Tantos anos na Igreja, ouvindo falar do novo nascimento, da regeneração e da santificação, mas, não se importaram em levar a sério essas virtudes tão vitais para a sua vida futura... Eles foram deixando a vida rolar, acomodando-se à própria maneira de ser e, negligentes à prática da Palavra, acostumaram-se a conviver, simultaneamente, com as coisas do mundo e a vida na Igreja; com o Bem e com o Mal; com a luz e as trevas; com o pecado e os apelos da carne; enganando-se a si mesmos e aos outros, na frequência assídua aos Cultos e trabalhos normais da Igreja. Incrível como até obtiveram alguns privilégios, crentes de que ficariam impunes... No entanto, como ninguém engana a Deus, num determinado dia, o próprio Senhor permite que o velho homem, degenerado e cruel desperte e se levante com força total, trazendo muito estrago e duríssimas consequências. 
Por que essas coisas acontecem no seio das igrejas de tempos em tempos? Por que os escândalos continuam e muitos não se emendam? Por que é tão difícil para a liderança conduzir a Igreja no temor do Senhor e na santidade? Entendemos que essas pessoas precisam ser tratadas de maneira contundente, sem meias palavras, bem objetivamente, como Jesus foi com Nicodemus. “não te admires de Eu te dizer: necessário vos é nascer de novo”...v.7.  
E é exatamente isso que eu lhe digo hoje: você tem certeza de que nasceu de novo? A sua vida está expressando humildade e desejo de buscar a Deus? Você sente firmeza para exaltar e louvar sempre de bom grado o Senhor? Você sente o desejo de ser perfeito, como o Pai é perfeito? Você tem sido reto no
seu agir diário? Seus pensamentos são puros? Você tem buscado o temor do Senhor? Você tem sido sincero, honesto e fiel nos seus relacionamentos? Você tem confiado em Deus? Você tem tido zelo pela sua família e pela obra de Deus? Você é fervoroso na oração? Você tem sido sábio nas suas decisões? Você tem amor pela Palavra? Você tem prazer em ir a Igreja? Você ama os irmãos como a si mesmo? Você faz aos outros, exatamente, o que gostaria que fizessem a você?
Se suas repostas forem SIM, você está no caminho certo! Aleluias! Você nasceu de novo! Você está no caminho da regeneração e da santificação e, certamente, verá a Deus!!! Mas, se suas respostas forem NÃO, cuidado!!! Nunca se esqueça de que os Juízos de Deus começam por Sua própria casa... Procure a liderança e seus líderes irão ajudá-lo na busca de uma conversão sincera e profunda. Seus líderes irão ensiná-lo a buscar a regeneração, o novo nascimento, a circuncisão do coração, a santificação e o pleno conhecimento da Verdade. E agindo assim, você será vitorioso e tudo lhe irá bem. Deus aplainará as suas veredas e você encontrará o caminho da Paz, do amor e da alegria. 
Pense nisso e aja rápido, enquanto há tempo!!!

Com muito amor,

Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário