quarta-feira, 27 de novembro de 2013

A esperança que sempre vive.

“O justo, ainda morrendo, tem esperança.” Prov.14:32.
O Profeta Jeremias foi um homem que experimentou profunda angústia em sua vida. Ele provou muita solidão, chorou por Jerusalém e por Judá; chorou pelos pecados e a ruína do povo; chorou pela idolatria e infidelidade de Israel e lamentou a condição espiritual do povo de Deus no seu maravilhoso livro de Lamentações. Deus deu visões estarrecedoras para Jeremias e revelações terríveis, porém, ele pagou um preço altíssimo pela sua fidelidade ao Senhor. No entanto, não obstante a sua dor, o Profeta nos deixou palavras de esperança, que hoje podem vir sobre nosso peito como bálsamo de esperança.
Ele disse: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias se renovam a cada manhã. Grande é a sua fidelidade.” Lamentações 3:22,23.
O ditado popular diz que a esperança é a última que morre. Mas, eu lhe digo: a esperança é a que sempre vive. O ser humano até pode viver sem felicidade, mas, nunca sem esperança. 
O Profeta Jeremias, no capítulo 14, verso 8, dramaticamente, intercede pelo povo: “Ó Esperança de Israel e Redentor seu no tempo da angústia, por que serias como estrangeiro na terra e como viandante que se desvia para passar a noite”? Era tão grande o pecado do povo, que Deus rejeita essa intercessão, rejeita a 2ª. e ainda a 3ª. intercessão do Profeta. Imagino a dor de Jeremias, intercedendo, inutilmente, 3 vezes pelo povo e ouvir o NÃO de Deus! Assim disse o Senhor: “Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, meu coração não se inclinaria para esse povo; lança-os de diante de mim e saiam”. Jeremias 15: 1.
Fico imaginando o choro do Profeta e analiso suas palavras de desabafo: “Ai de mim, minha mãe, pois deste à luz um homem de rixa e contendas para toda terra”. V.19. Israel pecava, descaradamente, no tempo de Jeremias, o que o fazia denunciar, publicamente, os pecados do povo. Com isso, ele atraiu para si inúmeros inimigos. Como sempre, o povo queria profecias alentadoras, mas, a palavra de Jeremias era contundente e verdadeira, sempre denunciando os pecados e transgressões. A angústia do profeta culminou quando ele amaldiçoou o dia de seu nascimento: “maldito o dia em que nasci”. 20:14. Quanta dor!!!
No entanto, lendo e relendo o seu livro percebemos, que Deus sempre o consolou, por isso, nunca lhe faltou a esperança!!! As consequências dos pecados vieram sobre Israel, sem sombra de dúvidas. O cálice da ira de Deus foi derramado sobre o povo, sobre os maus pastores, sobre as nações, contra os falsos profetas, sobre a casa real de Judá, Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor e a nação sofreu os 70 anos de cativeiro. Deus é misericordioso, mas, também é justo e não tem o pecador por inocente. As consequências de nossos pecados são inevitáveis. Por isso, devemos temer o Senhor e viver uma vida equilibrada, sendo poucas as nossas palavras e muitas as nossas orações.
No entanto, quando chegamos ao capítulo 31 de seu livro, podemos constatar que Deus amparou o Profeta em todos os momentos de sua vida. Nos versículos 16 a 25, o nosso coração se dilata de alegria: “Reprime a tua voz de choro e as lágrimas de teus olhos, porque há recompensa para as tuas obras!!!  Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor, porque os teus filhos voltarão da terra do inimigo!.... O Senhor te abençoe, ó morada de justiça, ó santo monte! Satisfiz à alma cansada e saciei a toda alma desfalecida”. V. 25. “Farei com eles eterna aliança, segundo a qual não deixarei de lhes fazer o bem; e porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim”. Que lindo o amor de Deus e seus misericórdias infinitas.!!!
Cristo é a nossa esperança! Realmente, nEle, O Pai fez a nova e eterna aliança prometida e as Suas
promessas de paz e prosperidade são fiéis,  verdadeiras e permanecem para sempre! Em Cristo se condensam todas as nossas esperanças. “Cristo em nós, a esperança da glória.”  Col.1:27.
Não sei quais são as angústias que têm assolado a sua vida. De uma coisa estou certa: tenha esperança em dias melhores! Não se deixe sucumbir pelas lágrimas e pelo desespero. Haja o que houver, confie em Deus!!! “Não se turbe o vosso coração, disse o Jesus, crede em Deus e crede também em Mim”. João 14:1. Cristo é a nossa esperança. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. Guardemos, pois, firmes a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel!!! Heb.10:23.
Que você considere essas palavras com temor e que  a sua fé e esperança estejam somente em Deus, até que se manifeste o que haveremos de ser  na glória!

Com amor, 

Pra. Aline Castejón Mattar

Nenhum comentário:

Postar um comentário