sábado, 7 de julho de 2012

Na manhã da vida...

“O Senhor é a fortaleza da minha vida;
a quem temerei?”
Sl.27:1b.
Nesta manhã fiquei pesando que enquanto alguns passam pelo vale da sombra da morte e, até mesmo, atravessam os umbrais da morte, outros vivem a manhã da vida, contemplam a aurora da existência e, ainda, caminham pelas estradas desta vida.

O que você está vivendo? Será um tempo de sequidão? Um tempo de nuvens negras? Um tempo de tristeza e desalento? Ou você vive tempo de bênçãos, esperança de dias melhores, esperança da solução de seus problemas e, ainda, tempo de livramentos e de chuvas abençoadoras? Tudo Deus fez formoso no devido tempo. Há um tempo determinado para todas as coisas nesta vida. Mas, devemos saber que o Soberano Deus tem propósitos para todas as coisas. Há o tempo de nascer e o tempo de morrer; há o tempo de chorar e tempo de rir; há tempo de guerra e tempo de paz, há também o tempo de falar e o tempo de calar.” Ecl. 3: 1-8.
O Senhor é a fortaleza da nossa vida”. Ele é a fonte das águas vivas. “Ele é o arrimo (ou sustentáculo) da nossa sorte (vida)”. Salmo 16:5. Se o Senhor não segurar firme em nossa mão, certamente cairemos. O salmista Asafe declarou: ”Estou sempre contigo, Tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebe na glória! Quem mais tenho eu no Céu? Não há outro em quem me comprazo na Terra.” Salmo 73:23-25.

Eu não sei que tempo você está vivendo, mas, Deus sabe. Gostaria de lhe dizer que Deus transforma a tristeza em alegria, o choro em risos, a sequidão num manancial e a morte em vida!!!  “Se o grão de trigo não morrer este não dará frutos”!!! Para nós, os que cremos no Senhor Jesus é gratificante saber que no “lugar do espinheiro crescerá o cipreste e no lugar da sarça crescerá a murta e isso será glória para o Senhor”. Is. 55:13.
Você já reparou que o sofrimento quebranta o coração e abranda o temperamento? Já percebeu que na dor há um mundo de preciosas lições? Já atentou que é na travessia do deserto e nas aflições que Deus fala com Seu povo? Saiba que Deus não abre de antemão o caminho à nossa frente, Mas, à medida que vamos caminhando. Não foi assim no Mar Vermelho? À medida que puseram os pés nas águas Deus foi abrindo um caminho seco. Ele não promete enviar socorro antes de ser necessário. Mas, quando chegamos ao extremo da nossa necessidade, ali está a mão de Deus estendida, poderosa para nos abençoar e levantar. A nossa força vem do Senhor!!

Vivemos tempos trabalhosos. Sejamos sóbrios! Tenhamos fé! Lembre-se que em nada devemos andar ansiosos! Jorge Muller declarou algo muito importante: “A ansiedade é o fim da fé e o começo a fé é o fim da ansiedade.” Moisés permaneceu firme como quem vê o invisível. Fique firme no Senhor você também! Deus quer que nós O vejamos em TODAS as circunstâncias. Que você veja a boa mão do Senhor em TUDO e saiba que Ele é a fortaleza da sua vida!!!

O mundo diz: “ver para crer”... Mas, Deus, ao contrário, quer que creiamos para ver. Você crê em Deus e em Cristo só quando as circunstâncias são favoráveis ou crê a despeito das circunstâncias adversas?

“Fé é crer no que não vemos; e a recompensa desta fé é podermos ver aquilo em que cremos.” Que estas sábias palavras edifiquem a sua vida e fortaleçam a sua fé.
Com amor,

Pra. Aline Castejón Mattar


Paternidade de Deus.

“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus Unigênito,
que está no seio do Pai é quem O revelou”.
Jo.1:18.
Quando Deus criou o Universo e tudo que nele há: céus, terra, mares, animais aves e répteis, também Deus criou o homem à Sua imagem e semelhança e viu Deus que “tudo que criou era muito bom”. Gen.1:31.

Na viração do dia, Deus descia ao Jardim do Éden para ter comunhão com Adão. Não era Adão e sua mulher que buscavam a Deus e sim, Deus que procurava por eles. Adão pecou e o pecado foi introduzido no mundo. 2.000 anos se passaram e jamais alguém receberá as bênçãos de Adão. Ao contrário, a humanidade herdou o pecado original e desprovida ficou da glória de Deus, até que veio o 2º. Adão, Jesus Cristo, para vencer o pecado, a morte e as obras do diabo.

Mas, como o Senhor Deus nunca desiste da Sua criatura, Ele resolveu revelar-Se a um homem da cidade de Ur, na Mesopotâmia, que não o conhecia. Este homem foi Abrão e Deus o tomou por filho. Deus lhe deu uma ordem: “Sai da tua terra, sai de tua parentela e da casa de teu pai e vai para uma terra que eu te mostrarei. De ti farei uma grande nação e te abençoarei e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção.” Gên.12:1,2.

Deus ordenou a Abrão que saísse de sua parentela e da casa de seu pai porque queria Se revelar a ele como PAI. De Abrão, Deus mudou o seu nome para Abraão, que quer dizer “pai”. E no livro de Gênesis temos a fantástica história de Abraão, seu filho Isaac e Jacó, seu neto. A revelação de Deus foi gradativa e baseada em experiências. O Senhor iria estabelecer um povo abençoado a partir de Abraão, que seria “o pai de numerosa nação e de todas as famílias da Terra”. Gên. 12:3. A ele, Deus Se revelou como Deus Pai, e proporcionou a Abraão muitas experiências com Seu amor. Então, chegou a vez do filho Isaac. Deus Se revelou a ele como Deus Filho, e lhe mostrou que o filho é herdeiro do Pai. Isaac não precisou fazer nada. Abraão providenciou tudo para ele. Até os poços que abriu já tinham sido abertos anteriormente por seu Pai. Incrível, não? E depois chegou a vez de Jacó, a 3ª. geração. O Senhor Se manifestou a ele como Deus Espírito Santo, que tratou profundamente com o caráter de Jacó, porque ele era astuto e cheio de artimanhas. Para santificar Jacó, Deus precisou discipliná-lo no profundo do ser e também transformá-lo.

A luta de Jacó no Vale de Jaboque é a nossa luta também, até que Cristo seja formado em nós! Jacó lutou e prevaleceu e o Senhor pode mudar seu nome de Jacó, o usurpador, para Israel, que quer dizer “que luta com Deus.” Então, assim, pode o Senhor Deus Se manifestar aos patriarcas na plenitude de Seu ser e todas as gerações recebem até hoje as bênçãos de Abraão, de Isaac e de Jacó. “Eu sou o Deus de Abraão de Isaac e de Jacó”, disse o Senhor. É maravilhoso ser descendente de Abraão e herdar as gloriosas promessas.

Em Abraão começou a paternidade de Deus, que de uma vez por todas foi consumada em Jesus, o Unigênito, a saber: o único gerado. Por causa deste Filho maravilhoso, todos nós nos tornamos filhos de Deus e co-herdeiros de Jesus Cristo. Como é grande esse mistério!!!

O Ap. João declarou que Deus é Amor. ”Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas, em que Ele nos amou primeiro, enviando o Seu Filho como propiciação dos nossos pecados.” 1Jo. 5:10.

O Espírito de Deus é imutável. Seu amor é imutável e, também, intransponível!  O Senhor Deus é que ia a Adão e não Adão a Ele; da mesma maneira Deus foi a Abraão e não Abraão a ele; e é Deus que nos amou primeiro e veio a nós, provando o Seu amor para conosco, descendência de Abraão, pelo fato de Cristo ter morrido por nós, sendo nós ainda  pecadores. Rom.5:8.

Devemos ver o nosso Deus como um Pai benigno e compassivo, tardio em irar-se e pronto para nos perdoar. Nosso Pai é bondoso e grande em misericórdia. Muitos sentem medo de Deus e imaginam que Ele é um Deus severo e punidor, que até manda seus filhos para o inferno... Você não deve pensar assim. A Palavra de Deus nos ensina quão bondoso é o nosso Deus.

Existem pessoas, que não tiveram a felicidade de ter um pai biológico amoroso e gentil. Essas pessoas ficam marcadas e traumatizadas. No entanto, quando conhecem o Senhor, prefere se relacionar com Jesus Cristo, porque a figura paterna lhes causa lembranças dolorosas. Hoje é o dia que o Senhor deseja curar essa ferida. Como fazer isso?

1.É necessário liberar perdão ao pai biológico. Por pior que ele tenha sido, ainda ele é o pai. O perdão é ordenança. Você não precisa sentir vontade de perdoar. Deve simplesmente orar e declarar o seu perdão. Ficará livre e Deus o honrará, curando suas memórias e traumas.

2. Você deve se abrir totalmente, sem reservas, para receber o amor do Pai. Esse amor será manifestado e derramado sobre você gradativamente. E será a medida que você buscar em oração uma verdadeira e sincera comunhão.

3. Muitas pessoas fazem análise por causa de relacionamentos conturbados com o pai biológico. Buscam hipnose e regressão, sendo convidadas a reviverem as cenas dolorosas, para delas se libertarem. Você que é cristão não precisa nada disso. “Não vos lembreis das coisas passadas, nem recordeis as antigas”, declarou Isaías. O Senhor quer fazer coisa nova na sua vida. Ele quer ser o centro das suas melhores atenções.

O amor do Pai é santo e justo. Na oração sacerdotal em João 17,  Jesus fez um declaração importantíssima: “A vida eterna é esta: que te conheçam a ti como o único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviaste.”

Precisamos amar e conhecer a Jesus, mas, também amar e conhecer o Pai. Jesus foi bem claro quando declarou: “Pai, o mundo não te conheceu; porém Eu te conheci e também estes compreenderam que Tu me enviaste. Eu lhes fiz conhecer o teu nome e ainda os farei conhecer, a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e Eu neles esteja.

Aproxime-se hoje do trono da Graça e da Misericórdia e dê início ao relacionamento mais lindo que existe: você e o Pai da Eternidade!!

Pra Aline Castejon Mattar

Os peregrinos de coração.

“Felizes são os homens cuja força está em Ti;
e que guardam as peregrinações do coração.”
Salmo 84:5.(Bíblia de Jerusalém)
Os peregrinos não tem morada permanente. Eles andam por terras distantes, não pensam em recuar e caminham sempre em frente. Os peregrinos não colocam o coração em nada permanente, pois entendem que estão de passagem. Por isso não armazenam nada, não escondem tesouros e nem acumulam bens materiais.

Ser peregrino de coração é saber que nada se leva desta vida, pois tudo passa como a flor da erva; é colocar o coração nas coisas celestiais e duradoras, porque a cada dia basta o seu próprio mal. Deus é o Senhor de nossos dias!

Ser peregrino é viver de força em força, fazendo uma coisa de cada vez, sem alvoroço, sem “stress”, sem agonia ou aflição, desfrutando de cada momento como se fosse o último da nossa vida. É maravilhoso descansar nos braços do Senhor, com plena convicção de que nada nos faltará.
Ser peregrino de coração é olhar sempre para o Alto. É amar a solidão, é dirigir os passos vendo o Senhor, vendo além do véu, vendo além do horizonte e além do visível!
Ser peregrino de coração é ser desprendido de alma. É viver neste mundo sem ser deste mundo. É despojar-se da escravidão dos sentidos, é ser livre! Não uma liberdade permissiva, mas, a liberdade de ser verdadeiro e autêntico, fiel aos seus princípios
Ser peregrino é galgar os montes e descer aos vales, sabendo contemplar tanto os reinos deste mundo, como a flor solitária que se abre nas sombras.
Ser peregrino de coração é confiar na divina providência, é saber que até os pardais encontram casas e as andorinhas ninhos para si e seus filhotes...
Ser peregrino de coração é exultar totalmente no Deus da nossa Salvação, ainda que nos falte recursos, bens e outras dádivas terrenas. Ser peregrino de coração é saber fazer da aridez do estio, uma fonte de águas cristalinas; é saber transformar a tristeza em alegria e o pranto em risos!
Ser peregrino de coração é viver o dia de hoje como fosse o último. É saber viver e saber morrer, é esperar sem desfalecer, é aguardar as bênçãos sem duvidar, sem questionar e sem reclamar...
Ser peregrino de coração é não ter esta vida por preciosa, é almejar a Jerusalém do Céu, é ter certeza da vida eterna, é ter descanso no amor de Cristo.
Felizes os que colocam as suas esperanças em Deus e peregrinam nesta terra como cidadãos do Céu, guardando suas peregrinações bem no fundo do coração.
Onde você tem colocado o seu coração? Lá ou cá? Lembre-se de que o Senhor nenhum bem sonega aos que andam em retidão.
Deus o abençoe ricamente!

Pra Aline Castejon Mattar

Quando falta amor...

Quando falta amor nos relacionamentos, quando o justo é ultrajado e traído, quando não se lê mais a Bíblia e não se consegue mais orar; quando não se vai mais à Igreja; quando a pessoa não entrega mais seus dízimos e suas ofertas; quando a pessoa passa a pensar como o mundo pensa; quando as fofocas começam e prosseguem como incêndio; quando o louvor é substituído por música profana; quando os líderes não mais se entendem e começam a competir; quando o pecado triunfa no seio da Igreja e os irmãos se deixam cair...
Então, é sinal que houve um esfriamento espiritual e uma astenia de alma. É a carne que começa agir, é o impulso que prevalece, são as emoções que dominam a mente, as brechas são abertas e Satanás triunfa, assumindo seu direito legal sobre os indivíduos.
Esse triste quadro pode acontecer, com qualquer um de nós, se não vigiarmos e se não tivermos censura sobre nós mesmo. Do próximo devemos ter misericórdia e clemência sempre. O perdão é uma obrigação. Mas, nós devemos ter sobre nós mesmos uma constante vigilância, sendo firmes na Palavra, irrepreensíveis, guardando os limites indicados na Bíblia e nos examinando sempre. Há um impactante provérbio que diz assim: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas, os que as confessa e deixa, este alcançará misericórdia.” Prov. 28:13. É impressionante como todo o capítulo 28 fala de dinheiro, riquezas, bens materiais, cobiça, roubo, ganância, insensatez e também de pobreza, desonra, vergonha, maldade e opressão. Sabe o que isso significa? É a imutável lei da semeadura e da colheita.
Um dos sinais dos tempos atuais é a falta de censura, é o “vale tudo”, é o “topa tudo por dinheiro”, é o “se todo mundo faz eu também posso fazer”. É claro que as coisas não são assim. A falta de censura leva o homem a pensar que tudo é “normal.” O mundanismo penetrou de tal forma nas mentes, que o cristão já não discerne o sagrado  do profano, o que é certo ou errado, o que convém e o que não convém. Como nunca vi antes, o pecado e o crime tomam proporções assustadoras e as pessoas estão cada vez mais frias e calculistas.
 Os crentes estão se esquecendo de que o temor do Senhor é importantíssimo. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria!!! É tão bom temer o Senhor! Quantos dissabores seriam evitados se tivéssemos mais temor, mais reverência com as coisas de Deus e mais prudência também!!! É tão maravilhoso conhecer a Palavra de Deus e praticá-la com alegria e leveza! A Palavra é o bálsamo que nossa alma necessita em todas as ocasiões.
Certa vez, alguém me contou que vivia “ajudando” a Deus, dando um jeitinho para as coisas acontecerem de acordo com sua vontade e intenção, principalmente no tocante às coisas materiais. Procurei aconselhar a pessoa, argumentando que Deus não precisa de ajudadores, Deus não precisa que ninguém lhe dê uma “mãozinha”, nem “força” alguma. De Deus é a prata e o ouro e Ele distribui conforme Sua vontade soberana. Aliás, há pessoas que tem o hábito de dizer: “vou dar uma força p´ra fulano”, pensando que com isso pode ajudar, mal sabendo quão pequena é a nossa força e quão inúteis os nossos métodos carnais. Deus é nossa força!!! Quem tem a força e o poder é o Senhor. Finalmente, eu disse a pessoa em questão: irmão: “deixe Deus ser Deus em sua vida.” Quando deixamos isso acontecer rios de paz inundam o nosso ser e um descanso gostoso e restaurador fluirá do Espírito Santo e poderemos, assim, desfrutar das inúmeras promessas do nosso bom Deus!
Pense nisso, amado irmão, deixe Deus ser Deus em sua vida e verá coisas incríveis acontecerem. A vida será muito mais simples do que você pensa, quando você conseguir aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável.
Com carinho,
Pra. Aline Castejón Mattar